Menu

Projeto no Maranguapinho leva ações para comunidade do entorno do rio

Com atividades voltadas à preservação ambiental, saúde e cidadania, o “Meu Maranguapinho em Ação” reuniu a comunidade do entorno do Rio Maranguapinho na Areninha do Bonsucesso, neste sábado (25). A iniciativa foi promovida pela Secretaria Regional 5, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades, e contou com o apoio da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor) e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

“O Rio Maranguapinho é um patrimônio natural da nossa cidade e precisa ser preservado. Ao mesmo tempo, esse é um espaço de convivência e lazer, que contribui para a saúde física e mental das pessoas. Com o apoio do Governo do Estado, oferecemos diversos serviços sociais e de saúde, fortalecendo o diálogo com a comunidade e mostrando que cuidar do rio é cuidar da nossa gente”, afirmou o secretário da Regional 5, Jovanil Oliveira.

Entre as atividades, ocorreu a caminhada ecológica “Todos pelo Rio Maranguapinho”, em um percurso simbólico de valorização do recurso hídrico. A população também teve acesso a serviços gratuitos e atividades de bem-estar, incluindo atendimentos com nutricionista, ações de saúde bucal e auriculoterapia.

O Caminhão do Cidadão esteve presente oferecendo emissão de documentos, enquanto os Agentes Jovens Ambientalistas e Agentes da Cidadania distribuíram mudas e deram orientações sobre o cuidado com as plantas, reforçando a importância da arborização e do equilíbrio ambiental.

O Caminhão Limpezinha percorreu as margens do rio, removendo resíduos sólidos de grande volume, como madeira e ferragens. Nos dias anteriores, a limpeza do Maranguapinho foi realizada pelo Governo do Estado, enquanto a Prefeitura atuou na retirada dos resíduos complementares ao longo do local.

O evento também contou com o serviço de transporte do projeto VamosJuntos, desenvolvido com o apoio da Prefeitura e da Toyota Mobilities, que oferece acesso facilitado a diferentes pontos do território para pessoas com mobilidade reduzida, utilizando Tuk Tuks.

Projeto Maranguapinho

O Projeto Maranguapinho foi idealizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de recuperar socioambientalmente o Rio Maranguapinho e melhorar as condições de vida das famílias que vivem na faixa de alagamento em situação de risco e nas áreas próximas ao rio, abrangendo Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

Com investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto é a maior intervenção urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará. Estruturado em quatro frentes — barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização —, o Maranguapinho deve beneficiar cerca de 30 mil famílias.