Menu

Vereador propõe Programa de Redução de Filas para agilizar atendimento na saúde de Fortaleza

Posto de Saúde em Fortaleza. Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

O vereador Wellington Sabóia (Podemos) apresentou, na Câmara Municipal de Fortaleza, uma Indicação Legislativa para criação do Programa de Redução de Filas na rede pública de saúde. A medida busca diminuir o tempo de espera da população por consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas, garantindo um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado.

Sabóia afirma que essa realidade precisa mudar com urgência. “Nenhum fortalezense pode esperar meses por um exame ou atendimento que pode definir seu tratamento. Precisamos dar uma resposta imediata à população e fortalecer o atendimento público, com planejamento, gestão e fiscalização adequada”, ressaltou o vereador.

A proposta lista uma série de ações que o município poderá adotar para viabilizar o programa, como:

  • Mutirões de consultas, exames e cirurgias;
  • Ampliação do atendimento em horários estendidos, inclusive nos fins de semana;
  • Reforço na estrutura de hospitais, policlínicas e UPAs;
  • Otimização e maior transparência no sistema de regulação e agendamentos;
  • Parcerias com instituições privadas para suprir a demanda reprimida, respeitando o SUS.
Foto: Divulgação/Assessoria

Para o parlamentar, as longas filas comprometem a qualidade de vida e sobrecarregam os serviços públicos. “A população tem pressa. O nosso papel é buscar soluções que garantam acesso rápido à saúde, com respeito e dignidade. É isso que esse programa representa”, destacou.

O problema de gestões anteriores é sentido diariamente por moradores de diversos bairros da cidade.

Uma dona de casa da Barra do Ceará, que preferiu não se identificar, gostou da proposta do parlamentar, mas sugeriu que houvesse propaganda sobre as unidades que oferecem atendimento até às 19h. Ela também reclamou sobre a ausência de fiscalização adequada.

“No posto de saúde Zenirto Pereira da Silva, que deveria funcionar até as 19h, muitas vezes, às 18h, as luzes da triagem já estão apagadas”, relatou.

A Indicação será apreciada pelo Prefeito de Fortaleza. Após análise técnica, poderá retornar à Câmara para tramitação como Projeto de Lei. Sabóia reforçou que a iniciativa não implica aumento imediato de despesas e será executada conforme as possibilidades orçamentárias do município.

Estamos falando de gestão inteligente e de compromisso com quem mais precisa. Tenho certeza de que o nosso prefeito está sensível a esta pauta”, concluiu.