Menu

“Minha missão é colocar o governo na rua”, afirma Boulos após assumir como secretário-geral de Lula

A Secretaria-Geral da Presidência da República é responsável pela articulação do governo com organizações da sociedade civil. Foto: Redes socias

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da Republica, Guilherme Boulos (PSOL-SP), afirmou, em suas redes sociais, que a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “colocar o governo na rua”. Boulos substituirá Márcio Macêdo e passará a despachar do Palácio do Planalto.

“Agradeço ao Presidente Lula pelo convite para ser Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, destacou Boulos.

O Palácio do Planalto confirmou a mudança por meio de comunicado oficial.

A Secretaria-Geral da Presidência da República é responsável pela articulação do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais, atuando como ponte entre o Executivo e diferentes setores da população.

DESAFIOS 

A reunião em que Guilherme Boulos recebeu o convite contou com a presença de Márcio Macêdo, da ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais; do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e de Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Com 43 anos, Guilherme Boulos enfrentará o desafio de fortalecer a interlocução entre o Palácio do Planalto, os movimentos populares e a sociedade civil organizada, num momento de recomposição política dentro do governo.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

O parlamentar é conhecido por sua trajetória ligada ao ativismo urbano e à luta por moradia digna, temas que devem orientar sua gestão à frente da pasta.

No MTST, conheceu sua companheira, Natália Szermeta, com quem tem duas filhas, Sofia e Laura. Sua atuação o levou à projeção política e à fundação de sua carreira eleitoral.

Filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Guilherme Boulos concorreu à Presidência da República em 2018, aos 35 anos, e disputou a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024.

Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo com mais de 1 milhão de votos, sendo o mais votado daquele estado e o segundo mais votado do País.