Menu

Líder de Elmano aposta em vitória do governador no 1º turno contra qualquer candidatura

Há cerca de um ano das eleições de 2026, os grupos políticos vêm reunindo esforços para se prepararem para o pleito. Em entrevista ao Opinião CE, o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), líder do governador Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), afirmou que aposta na vitória do chefe do Executivo ainda no primeiro turno do pleito, como ocorreu nas eleições de 2022.

“Se fosse para apostar hoje, eu apostaria na vitória no primeiro turno”, disse Guilherme. Ainda conforme ele, o cenário atual favorece, “por justiça, a recondução do governador”, independentemente de quem seja o adversário. O principal pré-candidato da oposição, no momento, é o ex-ministro Ciro Gomes, que vai se filiar ao PSDB nesta quarta-feira (23). O ex-presidenciável pode receber o apoio do PL, em uma tentativa de coligação única.

“As disputas estão claras: vamos ter um campo bolsonarista, que tentou dar um golpe contra a democracia, e outro que representa a ampliação das escolas em tempo integral, dos hospitais para o povo do sertão e geração de emprego e renda”, disse.

Sobre Ciro, aliás, Guilherme disse que o ex-ministro “foi quase tudo e vai terminar sendo quase nada”.

Segundo o petista, é “lamentável a degradação política” da carreira de Ferreira Gomes. Conforme o líder de Elmano, tal situação seria “decorrência de seus próprios erros”. “Ver alguém com a trajetória do Ciro defender, para o Senado, a candidatura de um bolsonarista de carteirinha é uma degradação inexplicável para a população”, afirmou, em referência a Pastor Alcides Fernandes (PL), pai de André Fernandes (PL).

O ex-ministro, neste ano, tem se aproximado politicamente de bolsonaristas do PL e do grupo político liderado pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil. Na opinião de Guilherme, o Ciro, atualmente, “serve de escada para a direita e para os bolsonaristas”.

“É uma trajetória daquelas pessoas que pegam um caminho errado e depois não sabem mais voltar. Isso é prejudicial até para esse processo de amadurecimento da nossa cultura democrática”, acrescentou.

“OPOSIÇÃO SEM PROJETO”

Segundo o deputado estadual, a oposição no Ceará não possui projeto político. “É isso que falta hoje à Assembleia para qualificar o debate, para que a população possa ver representadas as diferentes posições numa proposta de governo, porque é isso, nas eleições, que as pessoas escolhem”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, os oposicionistas apresentam, “muitas vezes, um discurso demagógico”, com a reprodução de “memes” e vídeos “carregados de ódio”. Conforme o petista, isso é uma característica da extrema-direita fascista, o que ele atribui à parte da oposição cearense que defendia o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“É característica da extrema-direita fascista, que precisa escolher um inimigo — não um adversário —, um inimigo a ser eliminado e que, muitas vezes, usa da mentira para construir seu argumento”, acrescentou Guilherme.

O parlamentar diz sentir falta de um “bom debate” na Assembleia, conforme ele, muito devido à falta de projeto da oposição. “Fazem críticas e memes ou vídeos na internet, demagógicos, meramente de demarcação política, porque perderam as eleições. Quem perde as eleições vai para casa, se organiza, faz seu programa e conversa com o povo para ganhar a próxima. Esse é o papel de uma oposição”, afirmou.

“MUITO FÁCIL SER LÍDER DO ELMANO”

Também na entrevista, Guilherme Sampaio disse ser fácil ser líder do governo de Elmano na Alece. “Em primeiro lugar, há mais de 20 anos, conheci o governador Elmano quando eu era líder do governo da Luizianne na Câmara Municipal e, no meio do governo, o Elmano chegou para assumir a coordenação do orçamento participativo e depois a Secretaria da Educação”, explicou.

De acordo com ele, tal cenário e a militância conjunta no PT permitiram que os dois compartilhassem “valores, crenças e ideias políticas”. “Não preciso ligar para o Elmano para saber o que ele pensa sobre determinado assunto. Isso facilita muito para representá-lo na Alece”, disse.

Segundo o parlamentar, o chefe do Executivo tem se destacado pela credibilidade de seus posicionamentos, de suas relações políticas e pelo compromisso de dar continuidade ao projeto político iniciado pelo senador Cid Gomes (PSB) e que passou também por Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (PSB).

“Agora, encontra a liderança firme, qualificada e estratégica do governador Elmano, com prosseguimento. Diria que esse ciclo político é um grande patrimônio político do povo do Ceará”, finalizou.