O Governo do Ceará e o Governo Federal anunciaram, neste sábado (18), novos investimentos para o Hospital Municipal de Brejo Santo. Os recursos possibilitarão o aumento do número de cirurgias realizadas e a implantação do tratamento contra o câncer no município. Na ocasião, também foi realizado o Dia D de Vacinação na cidade.
A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT); da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. O deputado estadual Guilherme Landim (PSB), representante do município, também esteve presente.
Elmano — que recebeu o título de cidadão brejo-santanense neste sábado (18) — ressaltou a importância da ação para o fortalecimento da regionalização da saúde pública no Ceará: “Estou muito feliz de estarmos aqui, junto ao Governo Federal, para dobrar os recursos de apoio ao Hospital Geral de Brejo Santo”, disse.
“Isso vai permitir que o município realize quatro mil cirurgias por ano, beneficiando o povo brejo-santanense e todo o Cariri Oriental”, acrescentou.
NOVOS INVESTIMENTOS
Com os novos investimentos, o Hospital Municipal de Brejo Santo passa a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferecerá atendimento especializado e integrado aos pacientes com câncer — desde o diagnóstico até o tratamento.
“Isso vai representar uma grande mudança na vida dessas pessoas e de suas famílias. Este é um momento que marca a transformação da saúde pública em Brejo Santo”, afirmou Elmano.
O secretário Mozart Sales detalhou o impacto dos investimentos na vida da população. “A cidade de Brejo Santo tem se desenvolvido na área médica, vocacionou-se para isso e conta com equipamentos de altíssimo nível. É um terreno fértil que nos permite estar aqui fazendo este anúncio, destinando recursos adicionais e ampliando a programação de exames em toda a região”, comentou.
No município, a previsão é realizar mais de 380 cirurgias por mês, além de mais de 300 exames laboratoriais e de imagem, como tomografias, raios X, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas, como explicou o secretário. “Serão feitos ainda mais de 250 procedimentos diagnósticos nas áreas de oncologia e ortopedia, de forma integrada”, completou.
“Assim, o hospital poderá atender toda a região, e já estão sendo articulados atendimentos para municípios de outros estados que fazem limite com Brejo Santo”, concluiu.
