Salas de vacinação de todo o país abrem neste sábado (18) para o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Fortaleza, o Dia D ocorre com 135 pontos. A iniciativa acontece nos 134 postos de saúde da capital, das 8h às 16h30, e na Cidade da Criança, das 8h às 13h.
O prefeito Evandro Leitão (PT) e a secretária da Saúde, Riane Azevedo, participam da ação.
Como informou a gestão municipal, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de regularizar as doses pendentes de toda a família.
Todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estarão disponíveis. Conforme informou o Ministério da Saúde, são elas:
- BCG (previne formas graves da tuberculose);
- hepatite B;
- penta (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenzae tipo B);
- poliomielite inativada (previne a paralisia infantil);
- rotavírus (previne doenças diarreicas agudas);
- pneumocócica 10-valente conjugada (previne pneumonia, meningite e otite, dentre outras);
- meningocócica C conjugada (previne doenças causadas pelo meningococo C, incluindo a meningite) e ACWY conjugada (previne meningites e infecções generalizadas);
- influenza (previne gripe);
- covid-19;
- febre amarela;
- tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola);
- varicela (previne catapora);
- DTP (previne difteria, tétano e coqueluche);
- hepatite A.
A Campanha de Multivacinação de 2025 segue até o dia 31 de outubro, em todo o Brasil.
PRIORIDADES DO MINISTÉRIO
Dentre as prioridades, segundo o Ministério, está o resgate de pessoas que não foram vacinadas contra o HPV, contra a febre amarela e contra o sarampo. Neste último caso, a chamada vale para a faixa etária de 12 meses a 59 anos, por conta de surtos em países vizinhos e do risco de reintrodução da doença no Brasil.
Em nota, a pasta destacou que pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que envia alertas das próximas doses, lembretes e atualização em tempo real. “O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas”, comunicou a pasta.
