Menu

Seis suspeitos são presos em Fortaleza por ligação com fogos usados por facção

O grupo foi localizado no bairro Jacarecanga e com os homens foram apreendidos mais de 20 fogos de artifício; os quatro suspeitos já possuem antecedentes criminais. Foto: Ascom SSPDS

Durante uma operação para conter a atuação de grupos criminosos em Fortaleza, policiais militares prenderam seis pessoas suspeitas de envolvimento com o uso de fogos de artifício, na noite de quinta-feira (16). Quatro suspeitos foram detidos no bairro Jacarecanga e dois no Carlito Pamplona, ambos na Zona Oeste da Capital. Com o grupo, os policiais encontraram mais de 30 fogos de artifício.

A composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar (PMCE), foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após denúncias sobre o uso de fogos por facções.

Com base nas informações, os agentes realizaram buscas e localizaram os suspeitos em atitude suspeita. A ação rápida levou à prisão em flagrante dos envolvidos e à apreensão dos materiais usados.

AÇÃO POLICIAL

Na abordagem, os policiais detiveram quatro homens. Eles estavam com seis caixas de fogos, somando 24 artefatos — 22 já disparados e dois intactos. O grupo e o material apreendido foram levados à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil (PCCE), onde o caso foi formalizado.

Na delegacia, os suspeitos foram autuados por integrar organização criminosa. Em seguida, ficaram à disposição da Justiça, que converteu as prisões em flagrante em preventivas.

A Polícia Civil continuará as investigações para identificar outros envolvidos nas ações criminosas. As diligências buscam coibir novas ocorrências semelhantes em diferentes áreas da Capital.

FICHAS CRIMINAIS

Entre os detidos está um homem de 29 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma. Outro, de 25 anos, já tinha passagens por posse irregular de arma, tráfico, lesão corporal e receptação, entre outros delitos.

Também foram presos um suspeito de 24 anos, com registros por roubo, resistência e desacato, e outro de 18 anos, que já havia sido apreendido por crimes diversos quando adolescente.

Os quatro foram levados à Draco, onde permanecem sob custódia enquanto o inquérito segue em andamento.

OUTROS DETIDOS

Na sequência das operações, os policiais do CPRaio apreenderam mais dois suspeitos no bairro Carlito Pamplona. Um homem de 26 anos, com histórico por roubo, tráfico e corrupção de menores, e um adolescente de 17 anos foram levados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Com eles, os agentes encontraram 12 fogos de artifício — quatro usados e oito ainda intactos. Ambos foram autuados e permanecem à disposição das autoridades competentes.

DENÚNCIAS

A SSPDS reforça que a população pode colaborar com as investigações por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, enviando mensagens, fotos, vídeos ou áudios. O serviço e-denúncia também está disponível no site oficial do 181, garantindo o anonimato do informante.