A Secretaria de Relações Comunitárias (SERC), criada este ano pela Prefeitura de Fortaleza, já ultrapassou a marca de 600 visitas aos bairros da capital nos primeiros nove meses de gestão. Até 30 de setembro de 2025, a pasta realizou 617 visitas, percorrendo todos os territórios administrativos da cidade.
Segundo o titular da SERC, André Barbosa, os números refletem o esforço da secretaria em aproximar o poder público da população. “Estamos fortalecendo a escuta e o acolhimento às demandas dos cidadãos, o que tem se traduzido no fortalecimento dos vínculos”, afirma.
Alcance dos bairros
As visitas contemplaram 95 bairros, distribuídos pelos 39 territórios administrativos, o que representa 78,5% do total de 121 bairros de Fortaleza. Durante as agendas, que incluem a presença do prefeito Evandro Leitão nas comunidades, os gestores da SERC dialogam com moradores, verificam necessidades locais, elaboram relatórios e encaminham demandas para as secretarias responsáveis pela execução de obras e serviços.
“O nosso trabalho vai muito além de ouvir as pessoas, o que já é fundamental. Nosso papel é ajudar a viabilizar que os moradores e a gestão construam juntos as políticas públicas que vão beneficiar toda a cidade de Fortaleza”, afirma André Barbosa.
Retorno e acompanhamento
A secretaria também realiza devolutivas à população sobre as demandas encaminhadas. “Nós enviamos relatórios para as secretarias e damos um retorno rápido às comunidades”, completa o titular da pasta.
Além das visitas, a SERC coordenou recentemente a eleição dos agentes de relações comunitárias e cidadania, entre 19 de maio e 3 de junho, nos 39 territórios municipais. Ao todo, 1.166 candidatos tiveram suas inscrições deferidas e estão aptos a disputar uma das vagas nas 12 regionais da cidade.
