O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, é agraciado, nesta sexta-feira (17) com a Medalha Boticário Ferreira.
A honraria é a mais alta distinção concedida pelo Legislativo Municipal de Fortaleza. Delegado de Polícia de classe especial, Leonardo Barreto integra a Polícia Civil do Ceará desde 2009.
A entrega acontece durante sessão solene no Plenário Fausto Arruda, por iniciativa do vereador Tony Brito.
Desde 2023, o homenageado comanda a Aesp/CE, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, incluindo os da Defesa Civil.
Ele foi o primeiro delegado a dirigir a instituição.
CARREIRA
Ao longo da carreira, Barreto atuou como Delegado Municipal de Aracoiaba, Delegado Regional de Baturité.
Na Capital, foi titular da 1ª, 3ª e 4ª delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Em 2017, assumiu a direção do DHPP e, em 2021, passou a comandar o Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (DPJM).
No ano de 2022, ele se tornou diretor do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), que supervisiona delegacias como DRACO, DENARC, DRF e DAS.
É autor do livro Crime e Cidade (2020) e coautor da obra Direito Penal sob a Perspectiva da Investigação Criminal Tecnológica (2021).
FORMAÇÃO
Barreto possui doutorado e mestrado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), MBA em Gestão da Segurança Pública, especialização em Direito Penal e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Também concluiu o curso de Gestão de Cena de Crime oferecido pela Brigada Criminal e pelo Serviço Regional de Perícia Criminal da Direction Régionale de la Police Judicière de Paris (DRPJ de Paris).
Na docência, foi instrutor da Força Nacional e atualmente é professor do programa de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Unifor.
