O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz (PT), afirmou que o projeto que institui a bolsa de extensão a produtores rurais é magnífico para gerar oportunidades à população do campo. A matéria, de autoria do Poder Executivo, cria a Bolsa de Extensão Rural (BER) para os Mobilizadores Sociais da Agricultura Familiar.
Ela segue para a sanção do governador Elmano de Freitas (PT).
Após a sanção do Executivo, a bolsa para os mobilizadores vai subir de R$ 930 para R$ 1.500. Ainda conforme a nova legislação, os mobilizadores são encarregados de ações como apoiar a organização comunitária dos agricultores familiares, acompanhar o desenvolvimento das associações e cooperativas e participar ativamente dos eventos promovidos pela SDA.
Segundo Moisés Braz, a Secretaria recebeu a aprovação do projeto com “muito entusiasmo”. Como explicou, os mobilizadores vão ficar à disposição para acompanhar os projetos do campo. O secretário afirmou que a medida se trata de “uma oportunidade de ter uma relação direta com quem vive e com quem conhece a realidade” do campo.
“É um projeto magnífico para gerar oportunidade, mas, sobretudo, para ter um diagnóstico permanente do investimento que a gente faz na agricultura familiar no Estado do Ceará”, acrescentou.
Ainda conforme a lei, os agricultores familiares deverão estar com inscrição ativa no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para se tornarem mobilizadores.
