A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia a modernização da rede semafórica no bairro Parangaba, para dar mais segurança e melhor fluxo de veículos e pedestres. A primeira medida será a implantação, nesta sexta-feira (17), de um semáforo (popularmente chamado de sinal pelos fortalezenses) com tempo exclusivo para pedestres na Avenida Carlos Amora, próximo à Rua Dom Pedro II, ao lado do terminal de integração de ônibus.
Nos próximos dias, outros quatro equipamentos da região receberão tecnologia inteligente, permitindo operação conforme a demanda do tráfego. O novo sinal vai disciplinar o trânsito de veículos e facilitar deslocamentos a pé, especialmente para quem acessa a Estação Parangaba, integrada ao sistema de VLT e metrô.
Estudos da AMC na região identificaram grande volume de pedestres devido à presença de polos geradores de tráfego, como terminal de integração de ônibus, shopping center, hipermercados e clínicas de saúde. Com a nova tecnologia, Fortaleza passará a contar com 1.093 sinais no total.
SINAIS INTELIGENTES
Além do novo equipamento, quatro sinais convencionais serão transformados em inteligentes em cruzamentos estratégicos de Parangaba, como na Rua Cônego de Castro com Avenida Carlos Amora; Rua Pedro II com Rua Eduardo Perdigão; Avenida General Osório de Paiva com Rua Eduardo Perdigão e Avenida General Osório de Paiva com Rua Gomes Brasil.
A escolha desses trechos considerou critérios de segurança viária e a dinâmica local do trânsito. Nos cruzamentos, os equipamentos serão monitorados em tempo real, permitindo ajustes imediatos nos tempos semafóricos conforme o fluxo de veículos.
“A nova tecnologia possibilita comunicação direta com os semáforos [sinais], ajustes instantâneos e detecção rápida de falhas, agilizando a manutenção e garantindo mais segurança no trânsito“, explica Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.
IMPACTO NA CIDADE
Com a atualização tecnológica dos sinais em Parangaba, prevista para ser concluída até segunda-feira (20), Fortaleza terá 603 semáforos inteligentes, correspondendo a 55% da rede total da Cidade. A medida promete reduzir congestionamentos, organizar o fluxo de veículos e tornar a travessia de pedestres mais segura.
