Fortaleza será destaque nacional nesta quinta-feira (16), durante as celebrações do Dia Mundial da Alimentação (DMA) 2025, promovidas por quatro organismos internacionais da ONU: FAO, Programa Mundial de Alimentos (WFP), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
As quatro entidades têm como missão central a promoção de sistemas agroalimentares inclusivos e sustentáveis. Neste ano, Fortaleza foi escolhida para sediar a data.
A principal atividade do dia será a projeção mapeada na fachada do Museu da Imagem e do Som (MIS), às 18h30, com exibição de vídeo produzido pela FAO que faz um chamado à mobilização coletiva contra a fome e a desnutrição. Em outro ponto da capital, a Arena Castelão receberá iluminação especial na cor azul, que simboliza a campanha global pelo direito à alimentação saudável.
As atividades ocorrem sob o slogan “De Mãos Dadas por uma alimentação melhor e um futuro melhor”, que neste ano também marca os 80 anos da FAO.
Programação em Fortalez
Projeção mapeada do vídeo oficial da FAO no Museu da Imagem e do Som (MIS)
- Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
- 18h30
Iluminação especial da Arena Castelão (cor azul FAO)
- 19h
Ações começaram na quarta (15)
Na quarta-feira (15), as agências internacionais participaram da programação do Festival Ceará Sem Fome, com estande institucional, exibição de vídeos e minidocumentário em comemoração aos 80 anos da FAO, além da presença de representantes da ONU e do governador Elmano de Freitas (PT).
As celebrações também ocorrem em Juazeiro, na Bahia, dentro do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, e fazem parte de uma mobilização simultânea em 150 países. A mensagem central das entidades é clara: alimentação saudável e acessível é um direito humano, e depende da união entre governos, sociedade e organismos internacionais para se tornar realidade.
