Menu

Vale Gás Social garante alívio para famílias de Fortaleza em meio à alta do custo de vida

A entrega dos tíquetes do Vale Gás Social começou nos 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Fortaleza. Nesta fase, 16.207 famílias estão aptas a receber o benefício, que integra a política de segurança alimentar do Governo do Ceará, coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS). A ação ocorre em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, responsável pela organização dos atendimentos nos Cras.

Nos equipamentos do Quintino Cunha e Bela Vista, os depoimentos revelam que o auxílio chega em meio a uma rotina de improvisos e reajustes no orçamento doméstico. “Hoje mesmo o gás acabou. Tive que improvisar um fogareiro com tijolo e carvão pra fazer a comida”, contou Francisca Marques, 39, moradora do bairro Antônio Bezerra. Ela descobriu o benefício por meio de uma amiga que acessou o site da SPS. “Ela colocou meu número do NIS e viu na hora”, lembrou.

ALÍVIO IMEDIATO

Assim como Francisca Marques, outras beneficiárias confirmam que a consulta online evitou deslocamentos desnecessários. Deusiane Cosmo, mãe de dois filhos, afirma que o auxílio permitiu redirecionar o orçamento. “Agora o dinheiro que ia pro gás vai virar comida”.

Entre os relatos, surgem histórias marcadas por dificuldades de saúde na família. “Foi uma providência de Deus”, disse Terezinha Bernardo, 41. “Ontem mesmo eu tava no hospital com minha irmã e o gás da minha casa tava no fim. Chego e recebo a notícia que tenho direito ao Vale Gás. Foi uma bênção”, afirmou.

Deusiane Cosmo, mãe de dois filhos, diz que o dinheiro destinado à compra do gás de cozinha, agora, será usado para comprar comida. Foto: Divulgação/ Ascom SPS

IMPACTO REAL

Moradora do Planalto Ayrton Senna (antigo Pantanal), Maria Eliane recebeu o tíquete pela primeira vez no Cras do bairro Bela Vista. “Minha sobrinha viu no telefone que meu nome tava na lista e me avisou. Lá em casa, somos três. Eu não trabalho, só recebo Bolsa Família e faço umas coisinhas pra vender. Esse tíquete é um alívio. O dinheiro que ia pro gás agora vai virar pão e mistura”, relatou.

Para quem vive com renda mínima, o benefício representa um respiro nas contas do mês. Lucilene de Sousa, também contemplada, destaca o impacto direto. “O gás já tá acabando. Recebendo o gás de graça, eu já posso pagar uma água, luz ou comprar comidas para dentro de casa. Moro com duas pessoas e recebo Bolsa Família. Esse gás garante mais um mês tranquilo, com comida na mesa”.

ABRANGÊNCIA

Mais de 16 mil famílias de Fortaleza recebem o tíquete que dá direito a um botijão gratuito. A previsão é que o Governo do Ceará distribua 361 mil tíquetes ao longo do ano, totalizando um investimento superior a R$ 33,6 milhões. Na capital, as entregas ocorrem nos Cras de cada território.

Segundo a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB), a iniciativa traz impacto direto à renda das famílias. “Muitas vezes, as pessoas precisam escolher entre comprar alimentos ou gás de cozinha. Essa ação representa economia e segurança alimentar, garantindo comida e gás para quem mais precisa”, destacou.

REQUISITOS

Podem receber o Vale Gás Social as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, com dados atualizados nos últimos 24 meses. É preciso também ser beneficiário do Programa Bolsa Família e ter renda mensal de até 273 reais por pessoa. O Bolsa Família não pode estar bloqueado ou suspenso, e o núcleo familiar não deve receber o Auxílio Gás Nacional.