“Paisagens de Dentro” é o tema que cerca o Qxas Festival 2025, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim. Buscando explorar as belezas do país e o interior dos fotógrafos, a edição deste ano reúne trabalhos que atravessam o simbólico, o íntimo e o sensível, entre os dias 22 e 25 de outubro.
Em seu sexto ano, o Festival apresenta a exposição coletiva com 40 artistas de todas as regiões do país, bem como ações formativas e de difusão da fotografia brasileira, com palestras, workshops, saídas fotográficas, rodas de conversas, leituras de portfólios, dentre outras atividades.
Durante toda a programação, serão realizadas ações formativas nas escolas de Quixadá e Quixeramobim, com oficinas, cianotipia e rodas de conversa.
A programação será gratuita e de livre acesso do público, com exceção de alguns workshops, e é idealizada pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, que destaca a potência dos encontros e intercâmbios.
“Além da exposição Paisagem de Dentro – que reúne imagens que falam de memória, corpo e imaginação, uma verdadeira travessia pelo que nos habita – os workshops promovem vivências práticas e sensoriais com nomes incríveis da fotografia da cena no Brasil, como Ana Mundin e Tibico Brasil, do Ceará; Walda Marques, que é do Pará; e Preticia Jerônimo, do Paraná”, destaca Glícia.
Com curadoria de Fernanda Siebra, Michelle Maciel e Rafael Vilarouca, esse ano o Qxas Festival presta homenagens aos pesquisadores e fotógrafos Silas de Paula (CE) e Simonetta Persichetti (SP), e à Maria José da Costa Braz, de Quixadá.
O Festival conta também com o QXAS nas Escolas, beneficiando 300 estudantes e professores da rede pública dos ensinos Fundamental e Médio da região, nos períodos da manhã e tarde. Desde a primeira edição, a iniciativa já beneficiou mais de 1.500 estudantes.
QXAS FESTIVAL
O festival tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à difusão da fotografia brasileira.
A iniciativa é parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.
O QXAS tem patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e da empresa Aniger Calçados, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural, Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, Betânia Lácteos e Eltom Art Prints.
