Com o propósito de incentivar os esportes aquáticos e aprimorar ações de salvamento, começou na tarde desta quarta-feira (15) a 24ª edição do Simpósio e Campeonato Brasileiro de Prevenção e Salvamento Aquático (Sobrasa Rescue), no Centro de Eventos do Ceará. É a primeira vez que o encontro ocorre no Estado, considerado o maior do gênero na América Latina.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o evento segue até sábado (18) com cerca de 500 participantes do Brasil e da Argentina.
A programação inclui competições, workshops e palestras voltadas ao aprimoramento técnico, à troca de experiências e ao fortalecimento da rede de profissionais da área.
Durante a cerimônia de abertura, o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, destacou a importância do encontro para a qualificação do trabalho de salvamento. “A prevenção é o melhor combate. E é com este espírito que realizamos o simpósio. Desejo boa competição a todos os atletas, que cada prova seja uma lição de coragem, superação e espírito de equipe”, declarou.
HOMENAGENS
O comandante acrescentou que o Sobrasa Rescue 2025 encerra um ciclo de eventos alusivos ao centenário do CBMCE. Já o presidente da Sobrasa, coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBRJ) Fábio Braga, definiu o encontro como a realização de um sonho. “Oficiais e praças estão aqui com o mesmo objetivo: aprender, competir, estar juntos e trocar informações. O Sobrasa une o País”, declarou.
A solenidade contou com a presença do comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Wagner Alves Maia; do diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, coronel Hélder de Miranda; e do comandante do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMar), tenente-coronel Osvaldo Pereira. Durante o evento, foram entregues as medalhas Desembargador José Moreira da Rocha e Centenário do CBMCE.
RECONHECIMENTO
A edição deste ano ocorre no momento em que a Sobrasa passa a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como Confederação Brasileira do Desporto Lifesaving. Com o crescimento da modalidade no Brasil e no mundo, a expectativa é que o salvamento aquático se torne esporte olímpico até 2032.
Fundada em 1995, a Sobrasa tem como missão reduzir o número de afogamentos no país por meio de ações educativas, esportivas, recreativas e culturais. É a primeira entidade nacional desse tipo na América do Sul, representante da Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) no Brasil e parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção global de afogamentos.
