A 5ª edição da Feira Literária do Ceará chega no município de Acaraú nesta quinta-feira (16), e segue até o próximo sábado (18).
Gratuita e aberta ao público, a programação tem o objetivo de oportunizar o acesso à literatura, por meio da cultura como vetor de desenvolvimento sustentável em território cearense.
A Feira já vem sendo realizada desde maio de 2024, com edições nas cidades de Sobral, Icó, Aracati e Limoeiro do Norte.
O intuito é promover a descentralização das políticas públicas de cultura no Estado.
Leia também: Qxas Festival 2025 reúne nomes da fotografia e audiovisual entre os dias 22 e 25
O evento conta com diversas ações voltadas à formação e à leitura, como oficinas literárias, debates e palestras com autores, feira e lançamento de livros, apresentações artísticas e culturais da região.
A iniciativa também busca valorizar a leitura, o livro e a formação de leitores, bem como a circulação de produções locais contemporâneas e o debate sobre o mercado literário.
PROGRAMAÇÃO
Durante as manhãs dos três dias de evento, diferentes escolas do município receberão contações de histórias, das 8h às 11h. No sábado (18), será a vez da Biblioteca Comunitária Instituto Manoel Viana (IMAVI).
Também serão realizadas oficinas literárias sobre clubes de leitura, escrita criativa, poemas, ilustrações e tirinhas.
Na sexta-feira (17), será o dia do Encontro das Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), com profissionais e agentes relacionados às bibliotecas públicas e comunitárias, na Biblioteca Pública Municipal Poeta Manoel Nicodemos Araújo.
Leia também: Festival de Teatro de Acopiara chega em novembro com oito espetáculos de todo o estado
E a partir das 17h, ao longo de toda a Feira Literária, dezenas de expositores de diferentes municípios do estado estarão apresentando seus trabalhos. Além disso, diversos lançamentos de livros e apresentações artísticas também farão parte da programação.
Situada na zona litorânea da Região Extremo Oeste do estado, Acaraú é a cidade natal do pároco, poeta e escritor Padre Antônio Tomás, conhecido como o primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses.
IMPACTO
As quatro primeiras festas literárias reuniram, mas de 50 mil pessoas, movimentando mais de R$ 170 mil em vendas na feira literária.
Com 160 ações promovidas e 137 lançamentos de livros realizados, a iniciativa promoveu uma grande mobilização em prol da literatura cearense.
Leia também: Com Xand, Safadão, Zezo e Mari Fernandez, FestBerro 2025 será o maior da história
A Feira é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
