Menu

CNH Popular ofertará 3 mil novas vagas para estudantes de instituições públicas no Ceará

Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

O Governo do Ceará ampliou, nesta quarta-feira (15), o programa CNH Popular com a oferta de mais 3 mil vagas voltadas especificamente para estudantes de graduação e ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais. A medida foi oficializada pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A expansão foi garantida com aporte de R$ 4,5 milhões por parte do Estado. Criado em 2009, o programa já beneficiou mais de 180 mil cearenses com a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Isso permite que esse jovem não tenha essa despesa, possa tirar a sua carteira e também, quem sabe, até conseguir uma renda extra. Essa ajuda, com certeza, facilitará a vida desse jovem e da família como um todo”, destacou Elmano, que também agradeceu aos servidores do Detran pelo trabalho realizado.

Quem pode participar

Para concorrer às novas vagas, os estudantes devem:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Estar matriculados em instituição de ensino público estadual ou federal;
  • Estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

As inscrições contemplam as categorias A (moto) ou B (carro). Das 3 mil vagas disponibilizadas, 1.800 serão destinadas exclusivamente para motociclistas.

Mais de 50 mil habilitações emitidas em dois anos

Segundo o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, somente em 2025 já foram emitidos mais de 3 mil documentos pela CNH Popular. Somando os anos de 2023 e 2024, o número chega a 50 mil habilitações distribuídas em todos os 184 municípios cearenses, com investimento total de R$ 25 milhões.

“Partimos do princípio de que a prioridade deve ser a população mais carente inscrita no CadÚnico. Somente neste ano, atendemos mais de 33 mil pessoas em todos os municípios com a CNH Popular. E em breve teremos mais novidades”, afirmou.

Estudantes comemoram

Representando a União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruno Gabriel, aluno de Pedagogia da UFC, celebrou a ampliação do programa.

“Sou de Maranguape e uso diariamente o VaiVem para vir à UFC. A CNH Popular para os estudantes vai ser algo revolucionário. Para além de chegar nos lugares com o VaiVem, agora poderemos ter nossa própria habilitação”, disse.

A solenidade contou ainda com a presença de secretários estaduais e outras autoridades do Governo.