Nesta quarta-feira (15), o município de Sobral dá início ao I AgroSobral, evento que reúne produtores, pesquisadores, técnicos e gestores públicos até a próxima sexta-feira (17), no Centro de Convenções.
A iniciativa busca impulsionar o agronegócio da região, fortalecer a agricultura familiar e ampliar o acesso a crédito, tecnologia e canais de comercialização.
Conforme o secretário da Pecuária de Sobral, Emerson Pinto, ao Opinião CE, o I AgroSobral vem consolidar um trabalho de resgate da produção rural e de incentivo ao pequeno agricultor.
“O evento é idealizado justamente para resgatar a autoestima do produtor rural lá de Sobral, sobretudo os de pequeno porte oriundos da agricultura familiar. Eles estavam sem nenhum incentivo, sem nenhuma assistência técnica”, destacou o titular.
Segundo Pinto, a iniciativa é um evento técnico, científico e social, e busca resgatar o potencial agropecuário do município e novamente colocar Sobral na rota do agronegócio do estado do Ceará.
Confira a entrevista completa com Emerson Pinto, ao programa Questão de Opinião, do Opinião CE:
PROGRAMAÇÃO
O I AgroSobral inclui palestras técnicas, painéis temáticos, rodadas de negócios e espaços de exposição com produtos e soluções voltadas à agricultura familiar, à pecuária e à inovação no campo.
“Um ciclo de palestras todas voltadas para a cadeia produtiva da agricultura e da pecuária, demonstrando inovações tecnológicas com fácil aceitação por parte dos produtores, em paralelo vão surgir atividades que vão enriquecer ainda mais o evento, como o seminário de cooperativismo”, complementou o secretário.
Uma das ênfases é a atuação das cooperativas com foco no trabalho das mulheres. Estarão presentes também caravanas de produtores de toda a região da Serra da Ibiapaba, da região Norte e do Litoral Oeste.
Como destaca Edna Câmara, coordenadora geral do Instituto Future, parceiro técnico da iniciativa, o I AgroSobral simboliza um novo momento para o agro do Norte do Ceará.
“O evento mostra como o planejamento, o incentivo e a integração entre poder público, iniciativa privada e instituições de pesquisa podem gerar resultados concretos. Sobral está construindo um modelo de desenvolvimento agropecuário que serve de referência para todo o estado”, afirma Edna.
Criado em fevereiro deste ano, o evento mensal começou com 36 agricultores e, na 7ª edição, já reuniu 121 participantes, ampliando a geração de renda e fortalecendo o comércio direto entre produtores e a comunidade.
A programação também recebe a edição especial da Bodega de Oportunidades. No I AgroSobral, a Bodega ganhará formato com três dias de programação e a presença de cinco cooperativas da agricultura familiar.
