Menu

9º Festival Fortaleza Instrumental divulga atrações e oficinas

Apresentações acontecem no Theatro José de Alencar nos dias 17 e 18 de outubro, a partir de 18h40, reunindo grandes nomes da música em uma programação que busca valorizar a criatividade, o talento e a pluralidade sonora que definem a produção instrumental brasileira e as atividades de formação.

Na sexta-feira, dia 17, o festival recebe a jovem violinista Tâmara Lacerda, do Cariri, que segue trajetória marcada por ricas experiências ao lado de mestres e parceiros, tendo participado de projetos independentes e acompanhado artistas como Luiz Fidelis, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira e Sol Maria, em apresentações pelo Ceará e pelo Brasil.

Também integra a programação o multi-instrumentalista Alan Kardec, conhecido pelos dez álbuns gravados e composições para filmes, séries e televisão. Kardec já realizou turnês pelo Brasil e Europa, seja com sua música instrumental ou acompanhando nomes como Ednardo, Chambinho do Acordeon, Jorge Mello, Calé Alencar e Edmar Gonçalves.

A presença do baixista Jorge Helder encerra a primeira noite de apresentações, sendo um dos mais requisitados do país, Helder é integrante das bandas de Chico Buarque, Maria Bethânia e Edu Lobo.

No sábado, 18 de outubro, a programação conta com a Orquestra Solar de Tambores, misturando os sons ancestrais e enérgicos do batuque com os elementos do maracatu cearense. Na sequência, o palco recebe o mestre Manassés de Sousa, que trabalhou com grandes nomes como Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Armandinho Macedo, Dominguinhos, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Gal Costa, Simone, Zé Ramalho, Roberto Carlos e Luiz Gonzaga.

Por último, há a apresentação do pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão, ex-integrante da banda Os Mutantes, durante fase de rock progressivo, e colaborador de nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Mercedes Sosa.

Também são realizadas oficinas, workshops e atividades que contribuem para a formação de músicos(as) iniciantes, profissionais e público interessado. A partir do dia 17 de outubro, a partir das 14h, acontecem as oficinas Falando de Música com o baixista Jorge Helder e Produção Musical no Ceará com o músico Alan Kardec.

No dia 18, também a partir das 14h, ocorrem as oficinas Dos Mutantes a Carreira Solo com Túlio Mourão e Prática Coletiva de Percussão no Ceará pela Orquestra Solar de Tambores (regentes e brincantes), além da palestra O Empreendedorismo nos Festivais do Ceará, por Pingo de Fortaleza. Inscrições gratuitas são realizadas por meio do e-mail associacaosolar@gmail.com ou diretamente no local no dia da oficina, que acontece no Foyer do Theatro José de Alencar.

“Chegar na realização da nona edição desse festival é motivo de muita alegria porque ele celebra a música na sua essência instrumental e revela a continuação da nossa responsabilidade no universo da formação cultural. Esse ano fico mais feliz ainda de ver o Festival prestigiando grandes nomes da música cearense”, declara Pingo de Fortaleza, idealizador e coordenador geral do evento.

O 9º Festival Fortaleza Instrumental, é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – Governo Federal, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, CAGECE, CEGÁS, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar (IDM), Theatro José de Alencar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Apoio: Sebrae. Produção: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.

Serviço
9º Festival Fortaleza Instrumental
Dias 17 e 18 de outubro
Theatro José de Alencar
Oficinas – a partir das 14h no Foyer do Theatro José de Alencar
Inscrições no e-mail – associacaosolar@gmail.com ou presencial no dia da oficina
Inscrição gratuita, com direito a certificado
Shows – a partir das 18h40 no Palco Principal do Theatro José de Alencar
Entrada gratuita
Informações: 85 3226 1189 / 99987 7321
Redes sociais: @festivalfortalezainstrumental

Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaio 
(85) 98631 2139 / 99721 0234
joanicesampaio@gmail.com

Texto de Herbert Seabra