O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE) realiza, nesta segunda-feira (13), o lançamento oficial do projeto Capacita-TEA, voltado à formação de familiares, cuidadores e profissionais que convivem com crianças neurodivergentes.
A iniciativa busca promover autonomia e segurança nas práticas inclusivas, beneficiando cerca de 300 pessoas ligadas ao IAC Social, creches e acolhimentos administrados pelo instituto. O evento ocorre às 14h, na sede administrativa do IAC-CE, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.
O projeto oferece capacitações com foco em estratégias de comunicação, socialização e estímulo às habilidades cognitivas das crianças.
Além dos responsáveis e colaboradores, o Capacita-TEA também acolhe as próprias crianças neurodivergentes, proporcionando atividades simultâneas durante os encontros.
Criado em 2024, o projeto inicialmente contou apenas com recursos do próprio instituto, mas neste ano passou a ter patrocínio da ArcelorMittal, empresa siderúrgica que investe em iniciativas de transformação social. O apoio permitiu a ampliação das atividades e do alcance do programa. A empresa Salvelina também é parceira da ação, oferecendo alimentação ao final das capacitações.
O evento de lançamento contará com representantes da ArcelorMittal, além da presença confirmada da primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e da coordenadora do Espaço Girassol, Ana Saskya, convidadas para a abertura oficial.
