Menu

Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de fiéis em Belém no ano da COP30

Movidos pela fé, cerca de 2,5 milhões de fiéis participaram neste domingo (12) da 223ª edição do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

A tradicional procissão percorreu mais de 52 quilômetros e marcou o reencontro da maior manifestação religiosa católica do país com o público, em um ano simbólico para a capital paraense, que sediará a COP30 em novembro.

Além de Belém, as cidades vizinhas de Ananindeua e Marituba também receberam romeiros e devotos que acompanharam a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O diretor de marketing do Círio, Flávio Américo, destacou o apoio do governo federal e do Ministério do Turismo:

“É muito importante para o desenvolvimento do turismo religioso. Cada Círio é uma emoção diferente”, disse.

O trajeto foi marcado por cenas de fé e devoção, com milhares de pessoas acenando, jogando papéis brancos dos prédios e tentando se aproximar da corda que conduz a berlinda da santa.

A motociclista e cantora Gaby Amarantos participou da moto romaria, que reuniu cerca de 50 participantes. A celebração também teve homenagens aos povos indígenas, com presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

Entre os promesseiros estava a estudante Evelyn Silva, que percorreu o trajeto para agradecer a conquista de uma vaga em medicina.

Fiz uma promessa quando tentei enfermagem e, antes de terminar o curso, passei em medicina. Estou pagando agora, com muita fé”, contou emocionada.

Outro destaque foi a participação das catadoras do projeto EcoCírio, que une fé e sustentabilidade. A ação, apoiada pelo Ministério das Mulheres, GIZ e Sebrae, envolve cerca de 200 catadores e dez cooperativas, responsáveis por recolher resíduos ao longo do percurso.

Em 2024, o projeto recolheu 140 toneladas de materiais recicláveis durante o fim de semana das procissões.

A diretora de Segurança de Trabalho e Renda do Ministério das Mulheres, Liliani Nascimento, ressaltou que o projeto integra políticas voltadas à valorização das catadoras e da economia do cuidado — temas que também estarão em pauta na COP30.