Menu

Ceará se firma como potência nacional na indústria de games, aponta consultor do Sebrae

A indústria de games tem se consolidado como um dos setores mais promissores da economia criativa, movimentando bilhões e influenciando diversas áreas do mercado atual, como educação, saúde, marketing e entretenimento. Atento a esse cenário, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem apoiando o desenvolvimento de empreendedores no setor de jogos digitais, por meio de programas, capacitações e iniciativas como o Sebrae Developers, que fortalecem o ecossistema local.

O analista de sistema, consultor de Desenvolvimento do Sebrae e membro da Associação Cearense dos Desenvolvedores de Jogos (Ascende), Ruan Lessa, conversou com a equipe do Opinião CE sobre o mercado de games no Estado, que cresce a cada ano.

Ruan Lessa participou do Siará Tech Summit (STM) e da Feira do Empreendedor, que começou na quarta-feira (8) e encerrou nesta sexta-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Ele conversou com o Opinião CE sobre o papel do Sebrae Developers no acompanhamento dos desenvolvedores de jogos.

POTÊNCIA NACIONAL

Ruan Lessa diz que o Ceará se destaca no cenário nacional como grande polo desenvolvedor de jogos digitais, com destaque para os games de celular. “O Ceará tem espaço para se tornar uma potência nacional no mercado de games”, garante.

Ele lembra que mais da metade da população mundial gosta de jogar e destaca que até quem joga cartas ou outros jogos mais simples é considerado um jogador.

No Sebrae Developers, os desenvolvedores recebem apoio não apenas na criação de jogos, mas também na gestão empresarial. Ruan Lessa destaca que talento e capacidade de desenvolvimento o empreendedor cearense tem, mas ainda falta compreender aspectos de mercado, marketing, precificação e gestão de pessoas. “Gerir uma equipe não é fácil”, afirma.

NOVOS PROJETOS

Nesta sexta-feira (10), encerram-se as inscrições para novas empresas do segmento. Todos os projetos serão analisados e, ao final, 30 serão selecionados para receber a assistência necessária do Sebrae Developers.

O acompanhamento será feito por meio de workshops e mentorias. Este ano, o Sebrae Developers dividiu as ações em duas trilhas. A primeira, chamada Start Game, é destinada a quem tem curiosidade em se tornar empresário ou desenvolvedor.

Os selecionados terão aulas gratuitas e on-line, com informações sobre a indústria dos jogos digitais e as plataformas que podem começar a ser desenvolvidas. “Uma introdução total no mercado”, frisa Ruan Lessa.

A segunda trilha é mais avançada, e os participantes terão acompanhamento integral dos consultores do Sebrae Developers até o final do ano. Ruan Lessa assegura que todos os 30 projetos selecionados receberão assistência completa da entidade.

APOIO

Com a perspectiva de se tornar uma potência no mercado de games, o Ceará é o primeiro estado a ter um plano robusto para esse segmento, que fatura mais que o cinema e a música. “Com certeza, o plano é muito importante para o desenvolvimento. Temos talentos, mas é preciso ter ambiente, política pública e assistência para as empresas desenvolvedoras”, salienta Ruan Lessa.

O consultor ressalta que o projeto tem apoio das secretarias estaduais e municipais de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Cultura (Secult e Seculfor), da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado. Ruan Lessa acrescenta que os incentivos são oferecidos por meio de editais de fomento e subvenção, o que gerou outras ações de apoio ao entretenimento e à cultura, como a criação da Ceará Filmes, voltada a incentivar a produção cinematográfica no Estado.

Com informações do jornalista Rodrigo Rodrigues.