Martha Gabriel, futurista, autora e referência internacional em inovação e negócios, afirmou ao Opinião CE que o Brasil possui polos de inovação de alto nível. Com potencial para fazer melhor uso da IA, por exemplo, o que falta para o País é ter um sistema operacional que a fomente, como explicou a especialista.
De acordo com ela, a destinação de mais recursos à inovação, uma menor burocracia — inclusive, com incentivos fiscais — e uma educação voltada ao assunto seriam ações necessárias para o avanço do uso da tecnologia no Brasil.
A especialista destacou ainda que, quando se fala em tecnologia, é importante saber como e quando utilizá-la. Segundo ela, o uso inadequado, muitas vezes “focado em hype”, é comum nas empresas.
“A coisa mais importante com relação à tecnologia é que o problema vem antes e a tecnologia depois. A gente está com uma pesquisa de que 96% dos projetos de IA falharam nas empresas”, afirmou, ressaltando que o problema não é a tecnologia.
Martha frisou que é necessário entender a IA, já que o mundo muda conforme a tecnologia avança. “Não queremos só sobreviver, a gente quer viver melhor, e dá para fazer muita coisa legal com a IA no seu dia a dia”, acrescentou.
FEIRA DO EMPREENDEDOR E TECH SUMMIT
A autora participa, nesta semana, da Feira do Empreendedor e do Siará Tech Summit, que acontecem simultaneamente no Centro de Eventos do Ceará.
Segundo ela, a junção do empreendedorismo com a inovação facilita os negócios a acontecerem, já que “retira barreiras”.
“Está juntando duas peças de lego para construir um castelo gigantesco, é fundamental. Facilita que as pessoas reduzam custos e aproveitem toda a mesma logística e todo o mesmo público que está aqui para fazer fluir toda essa informação”, completou.
