As Forças de Segurança do Estado já recuperaram 10.500 celulares, no programa Meu Celular, desde que foi lançado, em abril de 2024. Nesta quarta-feira (8), cerca de mil celulares também foram entregues aos proprietários.
A entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), ao lado de autoridades da Segurança Pública, na sede da Polícia Civil, em Fortaleza.
No balanço dos 18 meses do programa, o Ceará registrou, apenas em 2025, redução de 21,6% nos roubos entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em Fortaleza, a queda nas ocorrências do crime foi de 24,2%.
“Esses resultados sinalizam o caminho correto de fortalecer as Forças de Segurança, utilizando a Inteligência. É justiça para que as pessoas que trabalharam para comprar os celulares recebam os aparelhos de volta”, afirmou Elmano de Freitas.
Conforme destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, os resultados são consequência da integração das Forças de Segurança do Estado.
“O programa Meu Celular tem nos ajudado a reduzir os crimes contra o patrimônio. A sociedade tem homens e mulheres que juraram se dedicar a proteger a vida e o patrimônio”, enfatizou.
O programa, em articulação com as instituições parceiras, também busca combater as redes de crime que comercializam aparelhos furtados e/ou roubados.
O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, destacou o êxito do Meu Celular. “Nosso agradecimento aos policiais civis que trabalham diretamente no núcleo Meu Celular. Esse núcleo tem feito o trabalho digno de todo o reconhecimento, buscando localizar e identificar as pessoas que compraram esses aparelhos, frutos de furtos ou roubos”, pontuou
Além das informações cadastradas no Meu Celular pelo cidadão, a Polícia Civil também busca identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, cruzando informações fornecidas pelas operadoras telefônicas e os Boletins de Ocorrência (BOs).
