Menu

Luizianne Lins desembarca no Brasil nesta quinta-feira (9) após prisão ilegal em Israel

A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), desembarca em solo brasileiro nesta quinta-feira (9), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 10h40 (horário de Brasília).

A parlamentar estava em missão oficial da Câmara como observadora internacional na flotilha humanitária que levava alimentação, fórmulas infantis e medicamentos ao povo palestino. Detidos ilegalmente em águas internacionais, a deputada e mais 12 brasileiros foram deportados para a Jordânia pelo Governo de Israel nessa terça (7). Ela retorna junto com a delegação brasileira e fará coletiva de imprensa no aeroporto de Guarulhos.

Nesta terça (7), ela relatou, em vídeo gravado na Jordânia, os dias de detenção ilegal. A embarcação que integrava foi interceptada em águas internacionais.

VIOLAÇÕES SOFRIDAS

Na gravação, Luizianne Lins falou sobre parte das violações enfrentadas no campo de detenção de Ketziot. Ela também fez um apelo para que o mundo volte seus olhos para o sofrimento do povo palestino, reforçando a gravidade da situação humanitária na região.

A parlamentar destacou o tratamento recebido pelas autoridades israelenses, denunciando a detenção ilegal e condições enfrentadas durante os dias em que esteve retida.

Luizianne Lins relatou que passou por muita truculência, tratamento desumano. “A gente sentiu na pele tudo que o Exército israelense é capaz de fazer”, frisou.

SOLIDARIEDADE RECEBIDA

Luizianne Lins agradeceu toda a solidariedade recebida no Brasil e em diversos países. O reconhecimento se estendeu à Embaixada do Brasil na Jordânia, ao Embaixador Márcio Fagundes do Nascimento e a toda a equipe consular pelo acolhimento e apoio durante o período de detenção.

A deputada ressaltou que o apoio internacional foi fundamental para sua segurança e bem-estar, além de reforçar a importância da atenção global à crise humanitária em Gaza.