O Centro Histórico de Barbalha, na região do Cariri, contará agora com fiação elétrica subterrânea. As obras do Palco da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, uma das manifestações culturais mais tradicionais do Ceará, já estão em andamento.
Os serviços envolvem a retirada dos cabos aéreos e a remoção de 245 postes e são executados pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O projeto também inclui iluminação pública e extensão para redes de telecomunicação.
Leia também: Segurança e menos poluição visual; Crato inicia obras de fiação subterrânea
Segundo o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, a iniciativa busca levar mais segurança para pedestres e reduzir a poluição visual em um dos principais cartões-postais do município.
“O Centro Histórico de Barbalha preserva o cenário cultural do Cariri. É um luga lindo, que merece ser apreciado sem a poluição visual gerada pelos cabos aéreos de energia. Com a fiação subterrânea, moradores e visitantes poderão transitar com tranquilidade e a população ganha uma rede mais moderna e eficiente”, destaca o secretário.
No total, serão implantados mais de 10 mil metros de fiação subterrânea, entre redes de alta e baixa tensão.
O prazo de execução é de 18 meses, com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), administrado pela Seinfra, que chegam a R$ 15,4 milhões.
INVESTIMENTOS ESPECIAIS
O Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE) visa apoiar o reforço, ampliação, extensão e remanejamento da rede elétrica no Ceará.
Os recursos são fruto do Convênio nº 048/98-DEJUR, que determina que a distribuidora de energia do Estado aplique, em investimentos especiais de interesse público, 1% de seu faturamento anual de venda de energia elétrica, a partir de 2007.
Entre as obras financiadas com recursos do PIE estão implantação de redes subterrâneas, construção e ampliação de subestações, redes de baixa, média e alta tensão, e remanejamento de rede elétrica. Atualmente, há 70 obras autorizadas em cerca de 30 municípios cearenses, totalizando mais de R$ 217 milhões em investimentos.
