Menu

Suspeita de intoxicação por metanol em São Gonçalo deu resultado negativo

Gestão municipal de São Gonçalo destacou que continuará monitorando possíveis ocorrências, em articulação com os órgãos competentes. Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Ceará

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o exame laboratorial referente ao caso suspeito de intoxicação por metanol no município teve resultado negativo, conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na noite desta segunda-feira (6).

Após o surgimento de um novo caso em Aquiraz, por volta das 15h desta segunda-feira, a Sesa confirmou que os três primeiros casos notificados — incluindo um óbito — não detectaram a presença de intoxicação por metanol.

A gestão municipal de São Gonçalo destacou que continuará monitorando possíveis ocorrências, em articulação com os órgãos competentes, reafirmando o compromisso com a proteção e a segurança da saúde da população gonçalense.

A prefeitura reiterou ainda a importância de que a população esteja atenta aos sintomas de intoxicação, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual entre 12 e 24 horas após o consumo de bebida alcoólica.

CASOS NO PAÍS 

Ministério da Saúde (MS) informou ter recebido 217 notificações de intoxicação por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem sob investigação.

O boletim mais recente, divulgado na noite desta segunda-feira (6), mostra que o estado de São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 em análise. O Paraná registrou dois casos confirmados e outros quatro sob investigação.

Outros 12 estados também investigam suspeitas: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2).

ANTÍDOTO DISPONÍVEL

governo do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, na noite deste domingo (5), a chegada de doses do antídoto contra intoxicação por metanol, solicitadas ao Ministério da Saúde. A informação foi divulgada nas redes sociais do chefe do Executivo cearense. A medida ocorre em meio à crise sanitária nacional que já pode ter provocado até 13 mortes em todo o país.

Desde o início, o Estado tem adotado medidas de prevenção e monitoramento. “Semana passada criamos um grupo de trabalho entre a Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública e Perícia Forense, reforçando o diálogo com o Governo Federal”, afirmou a nota. O governo também divulgou uma nota técnica do Ministério da Saúde sobre a importância da detecção precoce e tratamento.

fiscalização do transporte de bebidas foi intensificada em parceria com a Secretaria da Fazenda. “Carregamentos, inclusive, já foram apreendidos na semana passada e encaminhados para testes na Pefoce”, informou o governo.