Menu

Programa Agente Jovem Ambiental concorre a prêmio internacional de transformação digital

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), está entre os finalistas do Prêmio Digital Transformation Awards, concorrendo na categoria Projeto Transformador. A iniciativa pode se tornar referência internacional em educação ambiental.

Criado em 2021, o programa tem como objetivo estimular a participação de jovens de 15 a 29 anos em projetos socioambientais nos 184 municípios do Estado. Desde então, cerca de 35 mil jovens já foram impactados, com 7 mil participantes ativos atualmente.

Para integrar o AJA, é necessário estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública estadual e ter a família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Entre os benefícios oferecidos estão auxílio financeiro de R$ 200, capacitação em educação ambiental, seguro, fardamento e certificado de participação.

“É com muito orgulho que recebemos a informação de que o Programa Agente Jovem Ambiental está entre os cinco finalistas do prêmio. Entendemos que isso é um reconhecimento internacional da força dessa política pública implementada pelo Governo do Ceará. Lembrando que são até 10 mil jovens integrantes do programa, atuando fortemente em projetos socioambientais em suas comunidades”, destacou o coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema, Ulisses Rolim.

Os vencedores serão definidos por uma combinação entre voto popular e avaliação de especialistas, com o resultado sendo divulgado durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 18 de outubro, em Curitiba (PR).

O Digital Transformation Awards é promovido pelo Instituto da Transformação Digital (ITD) e tem como objetivo identificar, reconhecer e destacar profissionais e organizações públicas e privadas que atuam de forma efetiva em projetos de inovação e transformação digital no Brasil.

Em 2025, o prêmio ganha dimensão internacional, com dois segmentos — Pessoas e Organizações —, cada um dividido em 25 categorias. Ao todo, a edição deste ano recebeu 1.347 indicações distribuídas entre 50 categorias, celebrando talentos e projetos visionários de todo o mundo.