Menu

Pinacoteca do Ceará terá programação para o Dia das Crianças com espetáculo circense

Na semana do Dia das Crianças, a Pinacoteca do Ceará realiza ações especiais para o público infantil. As atividades começam no sábado (11) e se estendem até domingo (12), contando com oficinas lúdicas, espetáculo circense e uma parceria com a Estação das Artes para um cortejo musical.

A Pinacoteca integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Dia das Crianças na Pinacoteca do Ceará começa no sábado, com o “Ateliê Sensorial”, às 15h. A atividade é voltada para crianças neurodivergentes a partir dos 3 anos de idade acompanhadas de pelo menos um responsável.

A vivência explora o espaço com brincadeiras que estimulam os sentidos e a criatividade de forma divertida.

A ação do programa “Ateliê Criança Cri”a conta com 15 vagas e as inscrições serão por ordem de chegada, a partir de uma hora de antecedência, na recepção do museu.

Já no domingo (12), das 10h às 11h, o Ateliê Criança Cria “Chapéu Divertido”, convida os pequenos a partir de 4 anos a confeccionar e personalizar chapéus de cartolina com colagens e enfeites. São 15 vagas para crianças acompanhadas de um responsável e as inscrições são por ordem de chegada.

Em parceria com a Estação das Artes, a Pinacoteca recebe o grupo musical infantil Trupe Realejo após a oficina.

Os chapéus coloridos feitos pelas crianças servirão de proteção contra o sol enquanto elas participam de um animado cortejo musical, puxado pela banda, da Pinacoteca até o palco da Estação das Artes, onde a Trupe dará início ao seu show.

Ainda no domingo à tarde, a partir das 14h, o Grupo Desequilibradoz Circo e Teatro realiza a oficina “Circo em Família” no hall do museu.

O momento terá  jogos cênicos, malabares, equilíbrio e pequenas acrobacias, explorando a criatividade e a cooperação. A atividade é voltada para crianças a partir de 6 anos acompanhadas de um responsável e conta com 15 vagas, por ordem de chegada.

Em seguida, às 15h, o mesmo grupo apresenta o espetáculo “Junto e Misturado”, também no hall. A apresentação é acessível em Libras e tem 40 vagas, por ordem de chegada.

A SEMANA DA CRIANÇA

Além do final de semana do dia das crianças, a Pinacoteca terá atrações desde quarta-feira (08) até a finalização do evento no domingo (12). Veja a programação:

A quarta-feira (8) oferece duas atividades. Das 12h30 às 13h30, o programa Pouso do Trabalhador realiza a oficina “Broches Bordados”, com Iuri Tavares, no hall do museu. A atividade convida o público a criar broches personalizados com feltro, linhas e agulhas. Tem 15 vagas.

Mais tarde, às 17h, Ceci Shiki conduz a prática meditativa Sahaja Yoga na edição da semana do programa “Yoga ao Pôr do Sol”. Com 30 vagas.

A quinta-feira (9), a partir das 16h, traz a visita temática “Imaginando histórias junto à natureza”, com Gi Monteiro e Juliana Ferreira, na exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”.

A atividade propõe uma criação coletiva de histórias, com inspiração na natureza presente nas obras da mostra. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas.

As inscrições de todas as atividades de quarta e quinta devem ser feitas uma hora antes na recepção da Pinacoteca, por ordem de chegada.

Na sexta-feira (10) e sábado (11), o público é convidado a participar de visitas mediadas pelas quatro exposições em cartaz, conduzidas pelos arte-educadores do museu. As visitas começam às 15h, contando com acessibilidade em Libras e 20 vagas cada uma.

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026.

  • “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026.
  • “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano.
  • “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.