O Governo do Ceará vai entregar um novo lote de aparelhos celulares recuperados no âmbito do programa Meu Celular. Nesta quarta-feira (8), às 8h, na Delegacia-Geral da Polícia Civil, o governador Elmano de Freitas (PT) vai apresentar o balanço da ação até o momento, além de entregar quase mil celulares roubados aos seus donos.
O programa, com um ano e meio desde o lançamento, tem colaborado para que vítimas de roubo e furto recuperem seus aparelhos.
Além do chefe do Executivo, também estarão presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, e outras autoridades.
BALANÇO
Até o último mês de abril, quando o programa completou um ano de funcionamento, 7,2 mil celulares haviam sido recuperados e devolvidos aos seus proprietários. No último lote entregue, no dia 15 de abril, 355 aparelhos foram devolvidos — 200 no mesmo dia e 155 no dia seguinte.
À época, o secretário Roberto Sá destacou que houve um impacto de 21% na redução de roubos e de 10% em furtos. “Essa redução representa menos 6.200 aparelhos que deixaram de ser subtraídos. Então, essa é uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e fazer com que elas possam ter mais tranquilidade”, frisou.
O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado com tecnologia disponibilizada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
