Menu

Como funciona o Comitê Deliberativo de Prevenção à Violência em Fortaleza

Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Foi instaurado, nesta segunda-feira (6), no Cuca Barra, o Comitê Deliberativo Municipal de Prevenção à Violência, que reúne representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado, das Forças de Segurança e do Sistema de Justiça.

O Comitê Deliberativo Municipal de Prevenção à Violência marca um retorno institucional ao empenho de 2022, quando Fortaleza adotou a primeira versão do colegiado no contexto do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio). O novo ciclo chega com renovação dos acordos de cooperação e com a meta de consolidar os protocolos e ações já iniciadas.

O objetivo é fortalecer a articulação institucional para que ações concretas melhorem os índices de segurança no município.

O prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que o Comitê simboliza a união entre diferentes esferas de poder para “construir uma cidade mais segura e com mais qualidade de vida para a população.”

“O Comitê representa a soma de esforços em torno de um objetivo comum: construir uma cidade mais segura e com mais qualidade de vida para a população”, declarou Evandro. Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

A expectativa é fazer com que planejamento e cooperação gerem resultados palpáveis no curto, médio e longo prazo.

A vice-governadora Jade Romero (MDB) frisou o papel do município ao aderir ao programa PreVio, iniciativa estadual voltada para prevenção à violência. Segundo ela, a inclusão de Fortaleza no PreVio deve potencializar as ações preventivas já em curso.

Para que isso ocorra, o Comitê vai atuar em várias frentes:

  • Coordenar e acompanhar as medidas previstas no Plano Municipal de Prevenção à Violência;
  • Debater e definir fluxos e protocolos de prevenção à violência, assegurando que exista padrão nas respostas institucionais;
  • Promover práticas interinstitucionais para que Prefeitura, Forças de Segurança e Justiça trabalhem de forma integrada e eficiente;
  • Reunir-se bimestralmente para monitoramento de resultados, ajustes de estratégia e discussão de novos projetos.

“Quanto mais a área de segurança pública e as áreas preventivas do Estado, da União, e, principalmente, dos municípios, caminharem juntas, melhor será para a população”, apontou o secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá.

Já o secretário municipal da Segurança Cidadã, Coronel Márcio Oliveira, afirmou que medidas práticas como ampliação da presença da Guarda Municipal nas regionais e o fortalecimento da atuação comunitária são fundamentais para gerar sensação de segurança em espaços públicos.

Em 2025, o Governo do Ceará renovou os acordos de cooperação com os 10 municípios que fazem parte do PreVio e também com as instituições parceiras que participam dos Comitês Deliberativos.