Nesta terça-feira (7), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os finalistas do 67º Prêmio Jabuti. No eixo Produção Editorial, concorre na categoria capa o catálogo Bonito Pra Chover, da Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
O projeto gráfico da publicação foi desenvolvido pelo designer cearense Vitor Cesar Junior, do Estúdio Permitido.
PUBLICAÇÃO DIGITAL
A versão digital do catálogo está disponível no site da Pinacoteca do Ceará. A obra reúne ensaios curatoriais, cronobiografias, reproduções das obras e vistas. Inclui ainda a seção Histórias da arte no Ceará, coletânea de 13 textos de autores que discutem o campo das artes em diálogo com crítica, história e educação.
SIGNIFICADO LOCAL
No Sertão, a expressão “bonito pra chover” remete ao céu com nuvens carregadas, prenúncio de chuva e tempo de fartura.
O nome batizou a mostra inaugural da Pinacoteca do Ceará, composta pelas exposições Se arar, coletiva com 170 artistas; Amar se aprende amando e No lápis da vida não tem borracha, individuais de Antonio Bandeira e Aldemir Martins.
O designer Vitor Cesar Junior dialogou com o mestre da cultura João Pedro, xilogravurista de Juazeiro do Norte, para desenvolver o projeto gráfico da mostra que abriu o museu em 3 de dezembro de 2022. Ele foi também responsável pela concepção gráfica do catálogo.
CERIMÔNIA
Os vencedores das 23 categorias serão anunciados em 27 de outubro de 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em evento exclusivo para convidados. Concorreram à 67ª edição obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, com ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no mesmo período.
A PINACOTECA
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem como missão salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir sua coleção artística.
O museu oferece ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes.
O equipamento é um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão, promovendo o diálogo entre arte e educação por meio de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
O PRÊMIO
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti se consolidou como principal distinção literária do Brasil e referência no mercado editorial.
Reconhecido como patrimônio cultural, valoriza todos os elos da indústria do livro, celebra a diversidade da produção nacional e acompanha, junto aos leitores, as transformações da sociedade brasileira.
Mais do que uma premiação, o Jabuti é termômetro da produção intelectual nacional e espaço de reconhecimento da diversidade, inovação e excelência editorial.
