Menu

Sesa entrega mamógrafo 3D em Sobral e amplia acesso ao exame pelo SUS

A entrega do equipamento em Sobral contou com as presenças das secretárias Lia Gomes, das Mulheres, e Tânia Mara Coelho, da Saúde. Foto: Bruno Renan/ Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) entregou, nesta segunda-feira (6), um mamógrafo de última geração à Policlínica Regional Bernardo Félix da Silva, em Sobral. O equipamento utiliza tecnologia 3D e tem capacidade para realizar até 500 mamografias digitais por mês, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Somente em 2024, a unidade já realizou mais de 1.400 exames.

A iniciativa integra a campanha De Outubro a Outubro Rosa, lançada pela Sesa para reforçar a importância da prevenção ao longo de todo o ano. Em parceria com a Secretaria das Mulheres do Ceará, a ação estimula o autocuidado e alerta sobre o papel essencial da mamografia na detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento e cura.

FORTALECIMENTO DA REDE

Durante a entrega, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, afirmou que o novo equipamento reforça o compromisso da pasta em qualificar o atendimento à população. “A nossa população feminina é destaque, especialmente agora, no Outubro Rosa. Vamos disseminar essa informação e oferecer esse exame tão importante para nossas mulheres”, destacou.

A titular da Sesa esteve acompanhada de autoridades locais e profissionais de saúde durante a cerimônia, que marcou mais um passo no fortalecimento da rede de atenção oncológica da região.

NOVAS DIRETRIZES

A secretária também ressaltou as novas orientações do Ministério da Saúde (MS) que ampliam o acesso ao exame de imagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, mulheres entre 50 e 74 anos devem realizar mamografia a cada dois anos. Já aquelas a partir dos 40 anos poderão fazer o exame de forma voluntária, sem necessidade de indicação médica, mesmo que não apresentem sintomas.

A mudança busca reduzir a mortalidade por câncer de mama com base em evidências científicas. Antes, o rastreamento era restrito à faixa etária de 50 a 69 anos, e apenas mediante recomendação médica para mulheres mais jovens.

“Agora, as mulheres a partir dos 40 anos têm direito de fazer mamografia pelo SUS. Essa decisão foi tomada porque houve aumento da incidência de câncer de mama em mulheres mais jovens“, explicou Tânia Mara Coelho.

A secretária da Saúde do Estado reforçou a importância da Atenção Primária na mobilização das pacientes para realizar o exame. A ampliação da oferta é considerada estratégica para antecipar diagnósticos e reduzir as taxas de mortalidade pela doença no Ceará.

EXEMPLO DE CUIDADO

Aparecida Moura, agora, pode fazer o exame preventivo perto de casa. Foto: Helga Rackel/ Ascom Sesa

Moradora de Frecheirinha, a paciente Maria Aparecida Moura Silva, 56, esteve na policlínica nesta segunda-feira (6) para realizar seu exame preventivo. Ela elogiou a facilidade de acesso ao novo equipamento. “Faço todos os anos. Já fiz ultrassonografia e agora vim fazer a mamografia, como pediu a ginecologista. É muito importante poder fazer aqui perto de casa. Muito bom, mesmo”, contou.