A comunidade do bairro Autran Nunes, em Fortaleza, ganhou nesta segunda-feira (6) um novo espaço dedicado à educação pública. O governador Elmano de Freitas inaugurou a sede própria da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raimundo Gomes de Carvalho. A nova unidade substitui o antigo prédio alugado onde a escola funcionava e agora passa a funcionar em uma estrutura moderna, com capacidade para atender 675 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite.
Durante a solenidade, o governador destacou a importância do investimento na educação integral como instrumento de transformação social. “É uma alegria muito grande estar aqui, garantindo à nossa juventude uma escola de qualidade, com a possibilidade de agora ter ensino em tempo integral. É para isso que nós estamos nesse processo no Ceará, que já apresenta resultados muito significativos, mas que pode avançar ainda mais. Estamos trabalhando para que a educação cearense continue se qualificando, melhore e possibilite aos nossos jovens a construção de seus sonhos”, afirmou Elmano.
Com aporte de R$ 9,3 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a escola conta com três pavimentos e uma infraestrutura completa: 12 salas de aula, laboratórios de informática e multidisciplinares, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, pátio, áreas de convivência e espaços administrativos.

Para a secretária da Educação, Eliane Estrela, a nova escola representa a realização de um desejo antigo da população local. “Eu quero agradecer a cada estudante que acredita na escola pública e participa ativamente das atividades da escola. Hoje, estamos entregando um sonho antigo da comunidade“, declarou a titular da Seduc.
Com 31 anos de atuação, a instituição surgiu como Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 1994, e sempre teve papel central no atendimento à juventude do bairro. A partir de 2025, passa a funcionar como Escola de Ensino Médio regular e, em 2026, iniciará a oferta de ensino em tempo integral, começando com as turmas do 1º ano.
Os alunos que já estão matriculados no ensino médio tradicional continuarão na unidade até a conclusão dos estudos.
Com mais de 395 mil alunos matriculados, a rede pública estadual é destaque nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e já conta com cerca de 530 escolas em tempo integral, o que representa aproximadamente 77% das unidades.
