Menu

Estreia do Opinião Tech discute impacto da IA nos pequenos negócios do Ceará

Foto: Rawpick/ Freepick

Nesta terça-feira (7), vai ao ar a estreia do programa Opinião Tech, do Opinião CE. O episódio de lançamento recebe o gerente da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae Ceará, Felipe Melo, para uma conversa sobre o impacto da inteligência artificial (IA) nos pequenos e médios negócios.

IA JÁ É REALIDADE NOS PEQUENOS NEGÓCIOS

A inteligência artificial já está presente no dia a dia das micro e pequenas empresas. Segundo levantamento nacional do Sebrae, mais de 70% dos pequenos negócios no Brasil já utilizam algum tipo de IA, sendo que, entre as ferramentas generativas, como geração de texto, imagem e automações, a taxa fica entre 51% e 56%. No Ceará, o número é ligeiramente menor, girando em torno de 46% a 47%, dependendo do setor.

O uso mais comum é na criação de conteúdo para redes sociais, fundamental para manter a visibilidade e a competitividade. Ferramentas de IA também estão sendo usadas em gestão de fluxo de caixa, planejamento estratégico, análise de dados e relacionamento com o cliente.

Apesar da popularização da IA, Melo ressalta que ela não substitui processos tradicionais, mas os potencializa. “Ela pode ser o braço direito do microempreendedor, mas não resolve tudo sozinha“, afirma. A maturidade de gestão é essencial para que o uso da IA seja estratégico, e não apenas operacional.

CEARÁ ENTRE OS LÍDERES DO NORDESTE EM INOVAÇÃO

No comparativo regional, o Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior adoção de tecnologias de IA, ficando atrás apenas de Pernambuco, impulsionado pelo Porto Digital. Eventos como o Siará Tech Summit e ações coordenadas por universidades, governos e o setor privado têm contribuído para a consolidação de um ecossistema inovador no estado.

“Estamos crescendo em ritmo acelerado. No universo de startups, o Ceará cresceu 25% acima do segundo colocado nos últimos quatro anos“, afirmou Melo.

O FUTURO DOS JOVENS COM UMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Um dos pontos ressaltados na entrevista foi a ênfase nos projetos de educação empreendedora do Sebrae voltados a crianças e jovens. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) busca fomentar a cultura empreendedora desde o ensino fundamental até o superior.

O objetivo do programa é impactar mais de 450 mil estudantes em todo o Ceará. O objetivo é não apenas formar empreendedores, mas desenvolver uma mentalidade inovadora e transformadora.

Felipe compartilhou exemplos práticos que nasceram desses projetos, em impressoras 3D por alunos do interior, e a produção de gabaritos para facilitar o artesanato com renda no município de Tauá.

ARTICULAÇÃO COM PREFEITURAS E SETOR PRIVADO

Um ponto-chave destacado na entrevista foi o papel da integração entre setor público, setor privado e academia para fomentar o desenvolvimento regional. Felipe elogiou a crescente adesão das prefeituras cearenses ao programa Cidade Empreendedora, que hoje já envolve mais de 160 municípios.

Durante a Feira do Empreendedor, que acontece em breve, mais de 50 prefeitos estarão presentes, ouvindo propostas e construindo soluções para seus territórios com apoio do Sebrae e de agentes do ecossistema de inovação.