Dois casos de suspeita de intoxicação por metanol foram registrados no Ceará. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o primeiro paciente sob investigação está internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, desde sábado (4). O outro caso suspeito está em Fortaleza, com a mulher sendo acompanhada no Hospital Regional da Unimed, com a notificação oficial registrada neste domingo (5), às 12 horas.
A Sesa informou que repassou aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde dos municípios a nota técnica do Ministério da Saúde, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e do tratamento.
“A Sesa orienta os municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação”, disse a nota.
Os principais sintomas para um caso ser considerado suspeito de intoxicação por metanol são embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual, entre 12 e 24 horas após o consumo de bebida alcoólica.
Saiba mais | Romeu Aldigueri propõe medidas contra intoxicação por metanol
ANTÍDOTOS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (4) a compra de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, que serão usados como antídotos em casos de suspeita de intoxicação. Os medicamentos, que já reforçam os estoques do SUS, podem ser aplicados sem necessidade de confirmação laboratorial, mas apenas com prescrição médica e em ambiente de saúde.
Saiba mais | Ministério da Saúde confirma reforço de fomepizol e etanol como antídotos contra intoxicação por metanol
CONTEXTO NACIONAL
Até sábado (4), foram registradas 195 notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica. Segundo o Ministério da Saúde (MS), foram confirmados 14 casos em todo o Brasil, com 181 pacientes em investigação. Do total, 162 estão em São Paulo, incluindo os casos confirmados e os 148 suspeitos. Entre os casos suspeitos, houve 13 óbitos.
Balanço de casos por Estado:
-
São Paulo: 14 casos confirmados; 148 suspeitos; 2 mortes confirmadas
-
Pernambuco: 11 casos suspeitos; 3 mortes em investigação
-
Mato Grosso do Sul: 5 casos suspeitos; 1 morte em investigação
-
Paraná: 5 casos suspeitos
-
Bahia: 2 casos suspeitos; 1 morte em investigação
-
Ceará: 2 casos suspeitos
-
Rio Grande do Sul: 2 casos suspeitos
-
Distrito Federal: 1 caso suspeito
-
Espírito Santo: 1 caso suspeito
-
Goiás: 2 casos suspeitos
-
Mato Grosso: 1 caso suspeito
-
Rondônia: 1 caso suspeito
-
Piauí: 1 caso suspeito
-
Rio de Janeiro: 1 caso suspeito
-
Paraíba: 1 caso suspeito
