Menu

Ceará tem cerca de 27 mil candidatos no CNU 2025

As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) estão sendo aplicadas na tarde deste domingo (5) em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Entre as mais de 760 mil inscrições para a primeira fase do concurso, 27 mil são do Ceará, com a aplicação da prova sendo realizada em oito municípios cearenses, distribuídos em 60 locais.

Confira os municípios do Ceará com aplicação de provas:

  • Fortaleza

  • Juazeiro do Norte

  • Sobral

  • Iguatu

  • Quixadá

  • Maracanaú

  • Crateús

  • Caucaia

Os candidatos farão provas no período da tarde, com horários variados de acordo com o nível do cargo. Para cargos de nível superior, as provas ocorrerão das 13h às 18h, enquanto para cargos de nível intermediário, o horário será das 13h às 16h30.

A seleção unificada oferece mais de 3,6 mil vagas em 35 órgãos do governo federal, com oportunidades distribuídas por todos os estados do Brasil e salários que vão de R$ 4 mil a R$ 16 mil.

As provas objetivas abrangerão os nove blocos temáticos de nível superior e médio, que reúnem cargos de áreas relacionadas. Neste domingo, a primeira fase terá 90 questões de múltipla escolha para o nível superior e 68 para o nível intermediário. Apenas os candidatos aprovados nesta etapa serão convocados para a prova discursiva, que ocorrerá em 7 de dezembro.

Perfil dos inscritos

No CNU 2025, as mulheres representam 60% dos 761 mil inscritos, um aumento em relação à edição anterior. O governo federal implementou medidas para garantir que, pelo menos, 50% das vagas da segunda fase sejam ocupadas por candidatas aprovadas.

Pessoas autodeclaradas negras somam 27,7% dos inscritos, e pessoas com deficiência correspondem a 3,9%. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram a maioria das inscrições, e o nono bloco temático, de nível intermediário, registra o maior número de participantes (177.598).

Conforme a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o CNU 2025 deve ter abstenção menor que a edição anterior, com previsão de cerca de 25%. A redução de inscritos em relação ao primeiro concurso (2,1 milhões) se deve ao menor número de vagas e ao fim da novidade do formato unificado.

A ministra também reforçou a segurança do certame, destacando a operação da Polícia Federal contra fraudes na primeira edição e garantindo que candidatos honestos não terão suas vagas prejudicadas. Não haverá nova edição do CNU em 2026, sendo apenas prevista a convocação de excedentes das edições de 2024 e 2025.