Menu

Elmano, Camilo, Chagas e Evandro participam do encerramento da festa de São Francisco em Canindé

Governador esteve presente na festa, ao lado de aliados como Camilo, Evandro e Chagas. Crédito: Reprodução do Instagram

Cerca de 120 mil pessoas participaram do último dia da novena em honra a São Francisco das Chagas, padroeiro de Canindé, celebrado na quinta-feira (3). A romaria atraiu devotos de diversas regiões do Ceará e de outros estados, que chegaram a pé, de bicicleta, motocicleta e em caravanas de ônibus.

As festividades se encerraram neste sábado (4) com a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, levando a relíquia de São Francisco de Assis. Milhares de fiéis acompanharam o cortejo em clima de fé e devoção, marcando o ponto alto da celebração.

Entre as autoridades presentes estiveram o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e deputados como Luiz Gastão, Missias Dias e De Assis Diniz. Eles acompanharam as cerimônias e destacaram o impacto da festa na vida dos romeiros e na economia local.

O governador Elmano de Freitas reforçou a importância de Canindé para o turismo religioso e anunciou novas parcerias. “Acabamos de inaugurar um processo de estruturação no entorno da Estátua de São Francisco, iniciado pelo governador Camilo. Estamos conversando com o prefeito para realizar mais obras de infraestrutura e fortalecer o turismo, melhorando também a qualidade de vida do povo canindeense”, disse.

Camilo Santana lembrou os investimentos realizados durante sua gestão como governador, com foco na urbanização das áreas turísticas do município. “Iniciamos a etapa da reestruturação, da urbanização do entorno da estátua de São Francisco das Chagas, que o governador veio inaugurar recentemente a primeira etapa. É um dos municípios que recebe milhões de pessoas, e é importante ter uma infraestrutura boa para atender com carinho e respeito a todos os romeiros e turistas”, afirmou.

Neste domingo (5), o encerramento simbólico da festa ocorre com o tradicional arriamento da bandeira na Praça da Basílica e a bênção dos chapéus ao meio-dia, quando os fiéis agradecem pelas graças alcançadas e renovam os pedidos para o próximo ano.