Menu

Campanha Antirrábica 2025 começa em Fortaleza para proteger cães, gatos e pessoas

Fortaleza inicia a Campanha Antirrábica 2025 para vacinar cães e gatos, reforçando 22 anos sem casos de raiva em humanos-Foto: Semcom

Fortaleza iniciou, na última quarta-feira (1º), a Campanha Antirrábica 2025, que previne a raiva, doença grave com alta letalidade que pode afetar tanto animais quanto humanos. A ação conta com dois Dias D de vacinação, iniciando neste sábado (4) nas regionais 1, 3 e 5, e na próxima quarta-feira (8), nas regionais 2, 4 e 6, das 8h às 17h. Serão 950 profissionais, incluindo aproximadamente 600 vacinadores. A campanha segue até dia 30 de novembro.

O público-alvo da campanha são cães e gatos com mais de três meses de vida, exceto fêmeas prenhas, animais doentes ou em recuperação.

A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir a doença e garante que Fortaleza permaneça livre da raiva, que não registra casos em humanos há mais de 22 anos. A secretária da Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo, destaca a importância da imunização:

“Lembrando que a raiva está erradicada há 22 anos aqui na nossa cidade e a gente precisa manter essa erradicação. E, obviamente, o vírus continua circulando e a gente precisa fazer a vacinação dos nossos, exatamente para isso: para manter essa erradicação, porque a raiva é uma doença grave e fatal quando instalada nos seres humanos”, disse.

Durante os Dias D, serão montados mais de 100 pontos de vacinação em toda a cidade. Além disso, a população poderá vacinar os animais em 9 pontos fixos, incluindo os boxs de zoonoses, que funcionam de segunda a sexta-feira, e o Centro de Controle de Zoonoses, que atende durante a semana e aos finais de semana.

“A gente está aqui fortalecendo ainda mais essa parceria de saúde única, Secretaria da Saúde, com a Secretaria de Proteção Animal, que tem tudo a ver: meio ambiente, causa animal e seres humanos também. A saúde tem que estar em dia. Então, tragam seus animais para vacinar”, incentivou o secretário municipal da Proteção Animal, Apollo Vicz.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 400 mil cães e gatos ao longo de toda a campanha, reforçando a proteção da população e mantendo Fortaleza livre da raiva.