Menu

Porto de Fortaleza recebe visitação pública a navios da Marinha neste domingo (5)

Navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira (H39) Foto: Divulgação

Neste domingo (5), o Porto de Fortaleza abrirá suas portas para visitação gratuita a dois navios da Marinha do Brasil, o Navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira (H39) e o Navio Oceanográfico Antares (H40). A ação é promovida pela Companhia Docas do Ceará (CDC) e oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto embarcações utilizadas em pesquisas científicas, levantamentos hidroceanográficos e ações humanitárias.

As visitas acontecerão das 13h às 16h30, com entrada exclusivamente para quem realizar agendamento prévio pelo site visita.docasdoceara.com.br. Também é possível acessar o link pelo portal da CDC, na área de acesso rápido “agendar navios e visitas”.

Ao entrar no site, o visitante deverá clicar no botão “detalhes e agendamento” e escolher entre sete faixas de horário disponíveis, com intervalos de 30 minutos:

  • 13h às 13h30
  • 13h30 às 14h
  • 14h às 14h30
  • 14h30 às 15h
  • 15h às 15h30
  • 15h30 às 16h
  • 16h às 16h30

As reservas estarão disponíveis a partir de quinta-feira (3), ao meio-dia, e as vagas são limitadas.

Durante o cadastro, será necessário preencher as seguintes informações: e-mail do responsável, nome completo, data de nascimento, documento de identificação com número, telefone, CEP e se há alguma necessidade especial, já que o acesso às embarcações é feito por rampa com degraus. Após a conclusão, os visitantes receberão a confirmação por e-mail, com um QR Code, que será exigido no momento do acesso.

Regras de acesso

  • Para garantir segurança e organização, apenas pessoas com reserva confirmada poderão embarcar. A orientação é que os visitantes cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência.
  • Não será permitido o ingresso com bolsas, animais de estimação ou armas de fogo. É obrigatório o uso de calçado fechado.

Conheça os navios

Navio Oceanográfico Antares (H40) Foto: Divulgação

Navio Oceanográfico Antares (H40)

Construído na Noruega, o Antares é utilizado em levantamentos hidroceanográficos, meteorológicos e ambientais. Também atua em ações humanitárias, como em 2024, quando transportou 24 toneladas de alimentos ao Rio Grande do Sul, em apoio às vítimas das enchentes.

Navio Hidroceanográfico Vital de Oliveira (H39)

Fabricado na China entre 2013 e 2014, o Vital de Oliveira tem foco em pesquisas científicas e homenageia o Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, patrono da Hidrografia Brasileira.

Serviço
Visitação pública a navios da Marinha
Data: Domingo, 5 de outubro
Horário: 13h às 16h30
Local: Porto de Fortaleza
Agendamento obrigatório por meio do site oficial
Entrada gratuita