Pacajus vai viver três dias de festa e valorização da cultura do caju com a 7ª CajuExpoFest, que ocorre de 2 a 4 de outubro.
Após quatro anos, o evento retorna ao calendário cultural do município, reunindo gastronomia, agricultura familiar, artesanato, capacitação técnica e shows gratuitos. São esperadas mais de 3 mil pessoas.
“Além das palestras e workshops, teremos o corredor gastronômico com mais de dez restaurantes oferecendo promoções. Chefs do Senac vão ensinar pratos derivados do caju e da castanha para cozinheiras do programa Ceará Sem Fome. No sábado, ocorre o concurso gastronômico com 15 pratos distintos”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Magno Carvalho.
As noites contarão com apresentações musicais de artistas locais, incluindo Nio Fernandes, Paula Zara, Banda Inversão, Papo Reto, Ui Marreira e Lázaro Gama, com repertórios que vão do forró ao rock.
O evento também destaca o impacto econômico da cajucultura em Pacajus. Segundo o secretário de Agricultura, Dacio de Lima,
“O caju e a castanha movimentam a economia local há décadas. Hoje, temos polpas, doces, hambúrgueres e carne de caju para o público vegano. A CajuExpoFest dá visibilidade ao nosso potencial produtivo para todo o Brasil”.
Dacio ressalta ainda a retomada da compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar municipal, fortalecendo o campo e garantindo alimentos de qualidade nas escolas.
A CajuExpoFest é promovida pelo Instituto Future e Prefeitura de Pacajus, com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Ceará lidera a produção de castanha de caju no Brasil, com uma safra estimada em 101 mil toneladas em 2025, representando 71,2% da produção nacional, segundo o IBGE.
