O deputado federal cearense José Guimarães (PT), pré-candidato ao Senado Federal, teceu críticas à forma como alguns partidos da base governista vêm pleiteando as vagas para a Câmara Alta do Congresso Nacional.
Em entrevista ao Opinião CE, o parlamentar disse que, quando o PT Ceará resolveu pleitear o Senado, “todo mundo se achou no direito de disputar a vaga”. O líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados destacou que, em encontro recente do partido em Fortaleza, foi lançada uma resolução que aponta a presença da legenda na chapa ao Senado como uma das prioridades.
Além do PT, partidos como PSB, PSD, Republicanos e MDB aparecem na disputa. A situação tem gerado atritos entre as bases de lideranças como o senador Cid Gomes (PSB), os deputados federais Júnior Mano (PSB), Guimarães e Eunício Oliveira (MDB), e Chiquinho Feitosa (Republicanos) e Domingos Filho (PSD), presidentes dos partidos aos quais são filiados.
“Aí aparece essa crise toda. Não pode ser assim. É claro que não tem decisão ainda, mas o processo está sendo amadurecido”, disse Guimarães.
Ver essa foto no Instagram
O líder de Lula lembrou ainda que o PT nacional tem ressaltado a importância de o partido se fazer mais presente no Senado. “O PT está muito convencido dessa tese. O PT nacional entende que a presença nossa na chapa eleitoral aqui do Ceará é fundamental”, acrescentou.
