Menu

Mais de 27,6 mil cearenses farão o CPNU neste domingo (5); mulheres são maioria

Embora a prova ofereça vaga para o Estado, o interesse da maioria dos cearenses se volta para o nacional, com destaque para as vagas de nível superior na área de Administração. Foto: Ezequiel Vieira/ Opinião CE

Ao todo, 27.605 pessoas candidatas do Ceará confirmaram inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que acontece neste domingo (5) em oito municípios do Estado. Das candidaturas, 15.674 (56,78%) são mulheres, enquanto 11.931 (43,22%) são homens.

Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame busca integrar esforços de inclusão, com ações afirmativas, e de democratização do acesso às carreiras públicas. 

Embora a prova ofereça vaga para o Estado, o interesse da maioria dos cearenses se volta para o nacional, com destaque para as vagas de nível superior na área de Administração.

“Quanto mais diversos forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade, mais eles trazem outras formas de olhar a política pública”, destacou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Há vaga específica no Ceará para a função de Engenheiro Agrônomo no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Confira como será a participação do Estado na prova:

  • Total de pessoas candidatas inscritas: 27.605

  • Percentual em relação ao total nacional: 3,64%

  • Número de cidades onde serão aplicadas as provas: 8

  • Municípios com locais de provas: Caucaia, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral

  • Número de locais de prova: 60

  • Principal polo de aplicação: Centro Universitário Fametro – Campus Carneiro Da Cunha com 4.111 inscritos

  • Bloco mais concorrido: Bloco 5 – Administração com 6.677 participantes

Com um total de 761.528 inscrições confirmadas em todo o Brasil, o CPNU 2 oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos, com candidatos de 4.951 municípios e será aplicado simultaneamente em 228 cidades. No Ceará, conforme as políticas afirmativas, serão:

  • Pessoas negras: 5.621 inscritos,  2,67% do total nacional nesta categoria.

  • Pessoas indígenas: 188 inscritos, 2,82% do total nacional nesta categoria.

  • Pessoas quilombolas: 91 inscritos, 1,82% do total nacional nesta categoria.

  • Pessoas com deficiência: 1.142 inscritos, 3,80% do total nacional nesta categoria.

Os horários da prova seguirão o horário oficial de Brasília e os portões serão fechados às 12h30 (horário local). Para Nível Superior, será das 13h às 18h, já para Nível Intermediário, das 13h às 16h30 (horário de Brasília).