O Governo do Ceará realizou a entrega de 726 tablets para estudantes da 1ª série do Ensino Médio de Itapajé. Em solenidade nesta quinta-feira (2), o governador Elmano de Freitas (PT) lembrou que os alunos da 2ª e 3ª série já haviam recebido os aparelhos.
Alunos de quatro escolas foram contemplados. São elas: EEEP Adriano Nobre, EEM Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, EEMTI Professora Estefânia Matos e EEMTI Antônio Custódio Mesquita.
O investimento, realizado por meio da Secretaria da Educação (Seduc), foi de R$ 326,7 mil. As instituições beneficiadas fazem parte da 2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 2), que abrange 14 municípios da região do Vale do Curu.
“O tablet é mais um instrumento para vocês aperfeiçoarem sua atuação como estudantes”, acrescentou, parabenizando os alunos e professores da rede estadual pelos resultados expressivos alcançados, disse Elmano.
Além do chefe do Executivo, o evento contou com a presença de autoridades como a secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação (Seduc), Ciza Viana Moreira, e do prefeito de Itapajé, Raimundo Nonato Silva, o Nonatinho (Republicanos).
O prefeito parabenizou o governador pela ação. “Investir em educação é olhar para o futuro, com entendimento, sabedoria e a vontade de construir um futuro melhor”, disse.
MELHORES RESULTADOS DO BRASIL
Uma das escolas que recebeu os equipamentos, a Adriano Nobre, é um dos destaques do Estado. A instituição, que utiliza como slogan “ensina o que se vive e vive o que se ensina”, alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ceará em 2024, além da primeira colocação dentre as instituições estaduais em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média de 636,4.
Conforme o diretor da escola, José Clairto, outro destaque é a evasão zero. Ainda de acordo com ele, que está na instituição desde a fundação, é “uma satisfação” estar no cargo.
“Historicamente, a escola se tornou conhecida por esses resultados. Desde 2009, a instituição sempre figurou entre os primeiros lugares em toda a avaliação que nós fazemos. Então, o nosso desafio é manter essa educação de qualidade, de excelência”, disse.
Segundo o diretor, os tablets entregues serão mais uma ferramenta para avançar nos resultados. “Aqui nós recebemos um público que necessita muito desse equipamento. Então, esse tablet vem ajudar muito mesmo os nossos estudantes, principalmente ao democratizar mais essa questão do acesso às novas tecnologias”, finalizou.
