Foi entregue, em Fortaleza, o LAB-VIVO!, laboratório móvel de educação ambiental. A iniciativa faz parte do Projeto Caminhos Verdes e Azuis que percorre áreas vulneráveis da cidade e promove rotas educativas itinerantes, oficinas e workshops comunitários.
A entrega é o arranque do Projeto Cidade Presente, do Ministério das Cidades, em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). A ação busca apoiar municípios brasileiros na implementação de projetos urbanos integrados e sustentáveis.
Nesta etapa, após projeto técnico e plano de financiamento, os municípios selecionados irão transformar os projetos em ações práticas, por meio dos investimentos de arranque que totalizam R$ 2,4 milhões, divididos pelas seis cidades que desenvolvem as ações demonstrativas do projeto.
O investimento de arranque permite a implantação inicial das áreas verdes e a mobilização da comunidade, fortalecendo a participação social desde o início do processo.
Esse recurso inicial é destinado a viabilizar a execução concreta das ações, permitindo que cada município avance com intervenções práticas em seus territórios.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ITINERANTE
O laboratório busca aproximar moradores e gestores do planejamento urbano. A iniciativa atua como espaço de monitoramento, debate sobre direito à cidade e fomento à autogestão.
Outro objetivo do projeto é criar oportunidades para educação participativa, fortalecimento social e transformação ambiental.
CIDADE PRESENTE
O projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
