Menu

Fortaleza leva experiência em segurança viária e debate mobilidade sustentável na Colômbia

Fortaleza foi representada pelo coordenador de Mobilidade Urbana, Victor Macedo, que atuou como painelista no Seminário Internacional de Segurança Viária, em Bogotá, na Colômbia. Foto: Divulgação

A XIX Semana de la Seguridad Vial já está em andamento em Bogotá, na Colômbia. Fortaleza foi representada pelo coordenador de Mobilidade Urbana, Victor Macedo, que participou como painelista no Seminário Internacional de Segurança Viária.

Victor Macedo apresentou a trajetória da Cidade, que reduziu em mais de 50% as mortes no trânsito entre 2014 e 2023, alcançando a meta estabelecida pela Década de Ação pela Segurança Viária da ONU.

DESAFIOS E COMPROMISSO

Na apresentação, Victor Macedo destacou dificuldades recentes, como o aumento de fatalidades em 2024, sobretudo envolvendo motociclistas. Segundo ele, medidas já estão em curso para reverter esse cenário.

“O caso de Fortaleza mostra que, quando planejamento urbano, fiscalização e ações educativas caminham juntos, é possível salvar vidas. Participar de fóruns internacionais reforça o compromisso da Cidade em compartilhar experiências, aprender e buscar soluções inovadoras para uma mobilidade mais segura e sustentável”, afirmou.

RECONHECIMENTO E MOBILIDADE

As políticas de segurança viária da capital cearense já são reconhecidas internacionalmente. O Banco Mundial e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) destacaram Fortaleza como exemplo de boas práticas em mobilidade segura.

Na agenda em Bogotá, Victor Macedo se reuniu com a secretária distrital de Mobilidade, Claudia Díaz Acosta, para discutir melhorias no transporte público e a transição para ônibus elétricos, considerada essencial para reduzir emissões na mobilidade urbana.

Victor Macedo também participou do lançamento do Guia de Velocidades Seguras da Global Designing Cities Initiative (GDCI), que reúne recomendações técnicas para que cidades adotem limites compatíveis com a preservação de vidas.

O encontro começou na quarta-feira (1º) e será encerrado no sábado (4). Considerado um dos mais relevantes da América Latina, o evento reúne gestores, especialistas e entidades internacionais para discutir a redução de mortes e lesões no trânsito.