Menu

Do retirante da seca ao êxodo tecnológico: como reter jovens talentos no Ceará

O cearense conhece o termo “retirante” pela literatura e pelo cinema. Histórias de pessoas que deixam suas terras e casas para migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida, fugindo de situações como a seca no sertão, estão marcadas na memória de seu povo.

O que um dia foi motivado por questões ambientais, no entanto, pode se voltar aos novos desafios do mundo do trabalho, de modo especial para a tecnologia.

“Se não cuidarmos agora para que ele [jovem] se sinta acolhido na sua comunidade, ele vai ser um ‘retirante tecnológico do futuro’, porque nós não vamos conseguir manter as inteligências em locais onde não é valorizada a sua capacidade“, reflete Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará.

“Vemos uma juventude que foi impulsionada a ir para uma escola melhor, fazer uma universidade no local onde nasceu, conviver com seus familiares sem precisar sair do seu ambiente, constituir família naquele local e não ter uma oportunidade de emprestar a sua inteligência para a sua comunidade. Isso é frustrante”, destaca Alci Porto.

Segundo ele, é preciso oportunizar a esse jovem, de cada território cearense, as condições para gerar uma ideia empreendedora para seu município: “Para que ele não pense em ir embora”, aponta.

Alci Porto detalha o evento como oportunidade para parcerias. Foto: Opinião CE

OPORTUNIDADES

Felizmente, frente aos desafios estão as oportunidades, criatividade e inovação do cearense – vez ou outra, tudo em um mesmo espaço. “Vimos que era fundamental juntarmos quem tem o conhecimento e o desenvolve, com quem tem um negócio e quer inovar”, pontua.

Com expectativa de receber 50 mil pessoas, Fortaleza sediará, entre os dias 8 e 10, no Centro de Eventos, o que é considerado o maior movimento de empreendedorismo e inovação do Nordeste. Em uma ação conjunta e interligada, a Feira do Empreendedor 2025 e o Siará Tech Summit (STS) 2025 prometem reunir mais de 300 startups, gestores públicos e empresas em um espaço de 27 mil m² de estrutura montada.

Ocupando dois pavilhões, a programação conta com momentos para oportunidades de negócios, formações e interações.

EVENTO DE OPORTUNIDADES

A convite do Sebrae Ceará, o Opinião CE e o Opinião Tech participaram, nesta quinta-feira (2), da apresentação oficial da Feira do Empreendedor 2025 e do Siará Tech Summit 2025. Na oportunidade, foi detalhada a programação das duas ações e como o movimento pode impactar na cena do empreendedorismo e da inovação no Estado.

“Em todos os nossos ambientes, quando o empreendedor ou a empresa chegar, vamos fazer com que ele conheça o que está acontecendo no outro pavilhão“, exemplificou Aline Mesquita, gerente líder de equipe do Sebrae Ceará e uma das responsáveis pela Feira do Empreendedor, que volta a acontecer após mais de 10 anos.

“Estamos distribuídos em oito espaços temáticos, o que mostra a variedade de conteúdo que vamos proporcionar”, detalhou Kamila Santos, também responsável pela Feira.

Ao todo, serão 28 palcos temáticos e 500 horas de capacitação nos dois ambientes. Somente na Feira do Empreendedor, são 20 palcos e “mais de 250 horas de conteúdos durante os três dias”, conforme Santos.

A Feira do Empreendedor volta a ocorrer após mais de 10 anos. Foto: Opinião CE

Confira os Espaços Temáticos da Feira do Empreendedor:

  • Empreenda: O espaço possui uma Sala do Empreendedor modelo, além de estações de inspiração, oficinas práticas, mentorias e exposição de histórias reais de empreendedores.
  • Oportunidades: O espaço conta com Feira de Franquias, Loja Colaborativa, Mercado do Agro, compras governamentais e corporativas, além de soluções para ampliar mercados.
  • Gestão de Negócios: No ambiente da Escola de Negócios Sebrae, serão ofertadas consultorias especializadas, mentorias e soluções B2B para profissionalizar a gestão.
  • Finanças e Investimento: Neste espaço, o visitante poderá conferir orientação em crédito e planejamento financeiro, atendimento de fintechs e bancos, além de encontrar um ambiente reservado para negociações.
  • Transformação Digital: Este é um ambiente voltado para a experimentação tecnológica com inteligência artificial, realidade aumentada, IoT, marketplaces e estúdio de produção de conteúdo.
  • Estação Plural: Um espaço de inclusão e diversidade, com atividades, talks, oficinas e branding pessoal, tudo voltado a mulheres, 60+, LGBTQIA+, afroempreendedores e PcDs.
  • Sustentabilidade (ESG) : Área dedicada à economia circular, negócios de impacto e soluções ESG, com exposição B2B, workshops e experiências sensoriais.
  • Territórios Empreendedores: Ambiente inédito que valoriza a força dos territórios cearenses, destacando iniciativas locais e oportunidades de desenvolvimento regional.

A Feira tem inscrição gratuita e pode ser feita diretamente pelo site do Sebrae

SIARÁ TECH SUMMIT

Braço da tecnologia e inovação no evento, o Siará Tech Summit contará com 302 startups no evento e proporcionará o diálogo direto com empresas interessadas em soluções tecnológicas. “O Ceará tem 826 startups mapeadas. No Brasil, são mais de 20 mil. Isso mostra o cenário de desenvolvimento que temos aqui”, destacou Herbert Melo, coordenador do Ceará Tech Summit.

Segundo ele, o evento também contará com mais de 50 prefeitos, recebendo demandas e prospectando parcerias futuras. O Siará promoverá rodadas de negócios e networking, hackathon (evento colaborativo), pitch, podcasts, mentorias e arenas de conteúdo, além de conexão com investidores, aceleradoras e grandes empresas.

O Siará Tech Summit também terá um espaço dedicado aos desenvolvedores de games. Foto: Opinião CE

O Siará Tech Summit conta com grandes nomes da inovação, do investimento e do empreendedorismo, com conteúdo direto, atual e conectado. As inscrições podem ser feitas aqui.