Menu

Inspire: Brasil investirá R$ 390 milhões em IA para atuação em serviços públicos

Foto: Rawpick/Freepik/Reprodução

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (1º), a criação do Inspire (Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética), programa voltado à transformação digital brasileira e à otimização dos serviços públicos. A iniciativa terá duração de quatro anos e investimento previsto de R$ 390 milhões.

O objetivo, conforme a União, é utilizar a IA para integrar e qualificar bases de dados do governo, como o CadÚnico, saúde e educação, seguindo a Infraestrutura Nacional de Dados (IND), conhecida como “Base de Dados do Brasil”. A intenção é oferecer serviços públicos personalizados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Um exemplo prático do Inspire é o de um agente de saúde que receberia alertas, por meio de um aplicativo, sobre vacinas atrasadas de crianças, podendo acessar informações sociais da família e enviar mensagens personalizadas orientando como acessar benefícios.

O projeto é fruto de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), administrado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e gerido pela Finep.

Confira algumas frentes de trabalho do projeto:

  • IA para catalogação e interoperabilidade de dados: Objetivo é facilitar a integração, uso e reuso de informações nas diversas interações das pessoas com o governo;
  • Plataforma para GenAI: Desenvolvimento de ferramentas que permitam a criação de aplicações de IA Generativa para facilitar a vida das pessoas nas interações com a administração pública;
  • Núcleo de aplicações de IA: Ambiente centralizado de experimentação e repositório de modelos, metodologias e soluções baseadas em IA para transformar o serviço público;
  • Cibersegurança no contexto de IA: Núcleo de tecnologias para garantir a privacidade e a segurança dos dados utilizados nas aplicações envolvendo IA, principalmente aqueles que envolvam dados sensíveis;
  • IA para qualificação de dados cadastrais: Infraestrutura para validar, enriquecer e garantir a precisão das informações dos cadastrais, melhorando a identificação das pessoas, a personalização dos serviços e a assertividade das políticas públicas;
  • IA personalizada para difusão de políticas e serviços públicos: Uso de IA semântica para catalogação, etiquetamento, arquivamento e personalização temática do acompanhamento de informações do governo.

Conforme o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a iniciativa busca potencializar políticas públicas.

“A intenção é oferecer serviços personalizados que interessam a cada pessoa, seguindo o conceito de ‘um governo para cada pessoa’, sempre respeitando a LGPD. Mais do que isso, o programa é um pilar importante do movimento de transformação digital do Estado, iniciado em janeiro de 2023.

Para acelerar o desenvolvimento do Projeto, o CPQD está investindo na montagem de uma infraestrutura dedicada em suas instalações em Campinas, em São Paulo, constituída de unidades de processamento gráfico (GPUs) que serão utilizadas no desenvolvimento de aplicações e treinamento de modelos de IA.

“O Inspire resultará em grande benefício para a sociedade, ao implementar melhorias de serviços voltados ao cidadão, com impactos positivos na eficiência governamental, na segurança cibernética e na qualificação de dados públicos“, afirmou o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias.