Sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), concedida a partir de texto solicitado pelo deputado Guilherme Sampaio (PT) e subscrição de outros trinta parlamentares, acontece nesta quarta-feira, dia 1 de outubro.
Mazé Figueiredo é natural de Mossoró, município do Rio Grande do Norte, conhecida por seus trabalhos como atriz, articuladora cultural, coralista, pedagoga, gerontóloga e servidora aposentada do Banco do Nordeste. Em 2025, Mazé completa 61 anos de teatro, e vive em Fortaleza há 50.
“Em 1962, como integrante do Grupo de Teatro de Mossoró, participou do IV Festival de Teatro de Estudantes Amadores do Brasil. Na ocasião, a artista foi escolhida a Melhor Atriz Amadora do País por meio da peça “Meus amores um black-tie”. Com o passar dos anos, ela integrou o elenco de várias montagens, sendo ainda idealizadora do Festival de Teatro da Terceira Idade de Fortaleza”, explica o deputado Guilherme Sampaio.
Entre papéis, como o da personagem Chiquinha no “Musical da Turma do Chaves”, Mazé participou de ações e programas culturais e desenvolveu iniciativas de relevância para o teatro do Ceará, o que lhe garantiu diversos prêmios, como o 7º Prêmio Ceará Encena.
Texto de Herbert Seabra
