A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu as galerias do Plenário 13 de Maio ao público nesta quarta-feira (1º). Durante a sessão, o presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), anunciou a reabertura do espaço destinado ao acompanhamento dos acontecimentos no Plenário da Casa.
Na ocasião, Aldigueri afirmou que a ação é “mais uma demonstração de sintonia com a população”. São 123 assentos disponíveis ao público, que podem ser acessados após verificação por detector de metais e revista por policiais homens e mulheres.
“Trata-se de uma medida que valoriza o edifício-sede do Poder Legislativo estadual, inaugurado há 48 anos”, acrescentou o presidente.
A Assembleia, recentemente, passou por reformas após o incêndio de junho de 2024. Como explicou o chefe do Legislativo, outras ações buscam garantir maior segurança a quem visita a Alece no seu edifício-sede e nos três anexos: o reconhecimento facial, o sistema de biometria e os aparelhos de controle de entradas e saídas.
O “pacote de medidas”, de acordo com o presidente, marca uma “nova etapa” para a Assembleia. “Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas que fazem parte desta Casa, unindo tecnologia, inovação e segurança para tornar a Alece mais moderna, acessível e protegida”, ressaltou.
Retomada
Nesta primeira sessão aberta ao público, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Dona Luíza Távora — Promorar, do bairro Jardim das Oliveiras, acompanharam os trabalhos no parlamento cearense.
Os estudantes visitaram as galerias por meio do projeto “O Parlamento e Sua História”, do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce). Eles ocuparam seus assentos como espectadores da sessão.
